23 novembro 2015

Carta aberta ao presidente Luís Filipe Vieira,

Oh presidente (desculpe a letra pequena, penso que estamos de acordo que nesta altura não merece mais), isto assim é uma valeta sem fundo que estamos a cavar, que você ajudou a aumentar desde o primeiro minuto...

Quando chegou ao Benfica, pela mão do Vilarinho, você viu-o a fazer a primeira limpeza e a construir a base para reerguer um monstro adormecido.

Depois disso, quando se tornou presidente, continuou esse trabalho com novas ambições e projetos. Rodeou-se de gente capaz, uma equipa forte, que pareciam dar garantias de sucesso.

A marca Benfica ganhou muito com isso, o centro de estágios é a sua maior vitória, a relação com os credores melhoraram, mas digamos que alavancada por uma dívida absurda e desproporcional face ao que era o Benfica na altura, dívida essa construída por si, mantida por si, aumentada por si, como se de uma autarquia se tratasse, como quando o Santana Lopes decide "outro há-de pagar, agora faço as merdas e que se lixe se não tenho dinheiro...".

Problema: chegou a um ponto que foi você que pagou a factura de tamanha barbaridade. Vir para a TV com reportagens encomendadas a dizer que não há problema de dinheiro no Benfica, dizer que o Rui Vitória vai ter as mesmas condições que o Jesus teve, dizer que a aposta na formação é um novo ciclo sustentado pela estrutura que, essa sim, é que ganhava títulos... epa... sei que engana muita gente e muita dessa gente tem votos na assembleia, mas isto não é política e o Benfica deu-lhe tão mais do que você ao Benfica, que me choca que minta com tanta facilidade com a sua família a ver.

Vir falar na dívida que herdou como sendo um monstro de 7 cabeças, e que decuplicou (sim, é x10...)... Eu entendo que para crescer, a dada altura, precisamos de nos endividar... é assim, mas porra, e fazê-lo de forma sustentada e sustentável?

Se me dissesse "epa, mas em 15 anos ganhei 10 campeonatos e ainda 1 caneco europeu...", eu quase que compreendia o lixo em que nos deixou quando lhe fecharam a torneira... mas não... em 15 anos ganhou 4 campeonatos, sendo que 3 deles foram nos últimos 6 anos com o Jesus... não foi a estrutura, não foi o seu expertise técnico, foi o sabido do Jesus que perdeu outros tantos de forma por vezes patética, é certo, mas trouxe 3.

Pior que tudo é que quando chegarmos às eleições, o seu golpe estatutário, aliado aos milhares de votos garantidos com os empregos que arranjou nas casas do Benfica espalhadas pelo país, garante-lhe nova eleição... muita da malta que come a reportagem encomendada, acha que é o nosso Dom Sebastião quando eu nunca pensei que o Sebas fosse coveiro antes de ser "Dom".

A curto prazo?

Dê a cara... não mande o Sr. Rui aos bichos com um discurso que não é dele... com um discurso patético que nos rebaixa e nos humilha. Essa forma de lidar com a derrota que nos diminui e nos resume aos merdas que não jogam nada e culpam tudo antes de olhar para o próprio umbigo.

O Benfica é mesmo muito maior que você, o Benfica deu-lhe muito mais do que você poderá alguma vez na vida dar ao Benfica, e este clube bem como muitos adeptos, não merecem o que se está a passar.

Não confio minimamente em si, mas admito que até você consegue melhor que isto... Salve-nos enquanto é tempo, porque estamos fartos do‪#‎bailando‬ e desta merda toda de regresso aos tempos em que no Natal estamos a ver tudo por um canudo. Que também foi do seu tempo, não se engane quem acha que Vieira é Jesus, há muito lá para trás.

Em tempos repetia que o seu maior erro foi despedir o Fernando Santos no início da época, ao manter o treinador actual, está novamente a decuplicar esse erro (sim, é x10...).

Cumprimentos de um descrente no seu trabalho, mas que ainda tem a esperança que caracteriza um apaixonado pelo seu clube.

19 comentários:

João Freire disse...

É isto!

POC disse...

GIGANTE! Dá cá um abraço!
É isto.

Não voltas é a comer croquetes, cabrão...

Zé de Fare disse...

chegados aqui... o problema ainda é o treinador.

estão com vontade de bailar outra vez.

Unknown disse...

Muito bom.

Eu como nunca comi, nem irei comer croquetes, assino por baixo, por cima, e em cima.

Parabéns.

Mas ainda nos podemos gabar de ser BiCampeões, correto? É que é a única coisa que me dá prazer actualmente. :P

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

sim , basicamente é isso, mas mudar de treinador para melhor vai ser uma cena complicada...

Escrivão disse...

Não se trata propriamente de falta de dinheiro.

É só fazer as continhas e ver o que se gastou este ano. O problema é o entulho que se traz às dezenas em vez de 2 ou 3 que façam a diferença. O problema são as negociatas que se fazem tendo por base o Benfica e em seu prejuízo.

O problema é um presidente que ACHA que percebe da bola, mas que, na realidade, numa quinzena de anos teve UM ato de boa gestão: manter o enrugado vaidoso quando todos - incluindo eu - o queriam nas p***s.

O problema é o contraste que existe entre o futebol, onde o bigodes aldrabão, cobarde e vaidoso, quer mandar e recolher os louros, e as modalidades, comandadas por gente que sabe da matéria e que alcança o sucesso, aliando a esse conhecimento os meios necessários.

O problema é que o génio dos pneus decidiu contratar um gordo com uma única tática - a do pontapé para a frente e fé no divino - para comandar a equipa A do Benfica. E essa decisão é um ato de gestão, de péssima gestão. Rui Iogurte Ceboladas é pior treinador do que a maioria dos dos dois principais campeonatos, incluindo o criador o machadês.

Como é que foi possível desbaratinar o balanço que se ganhou nos últimos anos? Como, génio dos pneus? Ou achas que a Emirates ou quem for quer largar a massa e ter o seu nome associado a um clube que não ganha com regularidade?

Vieira NUNCA deveria ter posto os pés no Benfica e, tendo-os posto, deveria ter sido corrido imediatamente quando se constaram as inúmeras manigâncias praticadas, incluindo as que lhe permitiram perpetuar-se na presidência e afastar adversários.

Por último, uma palavrinha para quem o acompanha na direção. Das duas uma: ou têm bolas e dizem o que pensam ao Rei Sol, mas não têm nenhuma influência; ou querem é segurar o tacho e apenas batem palmas... ou... há sempre uma terceira hipótese.

POC disse...

Muito bem, Roberto Resenbrink.

Unknown disse...

Antes de alguém fazer algum comentário a esta carta, deveriam perguntar quem é o autor?, o que fez pelo Benfica? quem encomendou isto? qual o seu clube? quem escreve isto não conhece minimamente o Benfica, ou é daqueles que gosta estar sentado no sofá com uma cerveja a ver os jogos e quer que ganhe sempre, mas os outros que trabalhem.

A mim não me diz absolutamente nada, deve ser um frustrado qualquer que de gerir e empreender não deve perceber nada, por isso manda atoardas para confundir os benfiquistas, mas só aqueles que não conhecem o clube há mais de 30 ou 40 anos.

Todos aqueles que aparecem com estas criticas destrutivas quando o clube está em baixo, não prestam para nada e não são benfiquistas, são iguais aquele Bruno do Porto que sempre o Benfica está menos bem o record vai logo a entrevistar, cá para mim deves pertencer à cofina.

POC disse...

Epá, até me babei a rir.

Manuel disse...

De acordo com o António Manuel Lopes. Quem escreveu estas barbaridades é um perfeito idiota, a ignorância é tanta que devia ser punida por lei.
Agora é uma boa altura para se ver o lado pior dos so called adeptos, que no fim de contas de adeptos não têm nada. Apenas mostram aquilo que no fundo são, ignorantes ignóbeis, invejosos, gente de baixo nível moral e ético que não faz a mínima ideia do que é ser adepto de futebol, não andando muito distante, em termos de atitude mental, daqueles desgraçados que no fim de contas, e pelo mesmo motivos, vão-se alistar no ISIS por sofrerem de paralisia existencial. São animais irracionais!

POC disse...

O Pedro Guerra está muito forte. Está na TV, está aqui, está ali. Impressionante.

Sísifo disse...

Relativamente a barbaridades (isis, irracionalidade, etc.), relembro a liberdade, a tolerância pela opinião alheia, o respeito pela pluralidade... essas ninharias.

Manuel disse...

A liberdade de expressão e de pensamento tem limites. Esses limites são a inteligência das outras pessoas que não pode nem deve ser ofendida. Estão a fazer exactamente a mesma coisa que fazem os lagartos, a tomar-nos todos por lorpas!
A democracia dá direitos mas acima de tudo EXIGE RESPONSABILIDADES. Quem não é responsável nas palavras e nos actos tem de se sujeitar à condenação e à pena, que também são parte intrínseca da democracia.
A democracia não pode ser confundida com libertinagem.
Eu pensava que depois de 50 anos de democracia os portugueses já soubessem quais são os deveres e as obrigações de se viver em democracia. Mas como em quase tudo até nisso estamos atrasados. É pena que sejam alguns benfiquistas irracionais a tomar a dianteira.
Pior ainda quando esses benfiquistas irracionais colocam os seus interesses pessoais acima dos interesses do clube que dizem amar. Que não amam, porque amam-se é a si próprios.

Nelson Carvalho disse...

Oh Manuel não tens um blog???
então resume-te ao teu pah!!!!!

Era o que mais faltava o pessoal não se poder exprimir só porque se critica o teu patrão!!!

dedica-te a puxar o lustre ao pau do vieira que é coisa que fazes muito bem!!!!

VIVA O SL BENFICA SEMPRE

Unknown disse...

Ó Manelinho, 50 anos de democracia?

Ó meu bardamerda, que credibilidade pode ter um coninhas como tu que nem umas simples contas de sumir sabe fazer?

Pega no Vieira e no chouriço e vão os três às putas, em vez de vires para aqui perorar sobre o teu vácuo mental. Em alternativa, volta para a cona da tua mãe e desampara a loja.

30daLuz disse...


Senhor B.,

Como já vem a ser habitual, concordo com tudo o que escreveu. Subscrevo a carta.

Cumprimentos

Manuel disse...

Ó Piça Fria, o nome fica-te tão bem, eu queria era ver-te a dizer o que dizes à minha frente. É tão bom ser valente à frente de um teclado! Filho de puta!

Mark Margo disse...

Mto bem metido
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas, playmates e cinema)

Unknown disse...

Manelinho, deixa a tua mãe em paz.