22 maio 2008

The Champions II

(continuação)

No entanto, depois de uma primeira parte demolidora em que o Manchester United podia ter ficado a ganhar por 3-0 e o Cristiano Ronaldo podia sair dali já a pensar no que iria vestir para a cerimónia da entrega do título de Melhor do Mundo, veio uma segunda parte do Chelsea que me fez vacilar.

Aquela equipa joga um futebol que me agrada muito mais que o futebol que eles praticavam quando eram treinados pelo Mourinho. Senti-os menos robóticos. Mais viscerais, futebolisticamente falando (se é que isto faz algum sentido).

Depois notei que a expressão fechada de Avram Grant podia reflectir mais uma concentração e seriedade extremas em vez de uma azia crónica - e pelo meio lembrei-me que o Mourinho também não é a pessoa mais sorridente do mundo.

O episódio do penalti falhado pelo John Terry foi dramático! Aquilo é o pesadelo de qualquer criança que sonha um dia vir a ser jogador de futebol, mas tornado realidade. Nem o facto de alegadamente (é tão bom sempre que posso utilizar esta palavra!) ter sido ele quem "tramou" José Mourinho me diminuiu a compaixão por aquele homem que se desfazia em lágrimas ali no relvado. Aquilo não se faz, Deus.

Mas acima de tudo, o que me fez mudar de atitude face ao Chelsea e - porque não dizê-lo? - num certo sentido até me impediu de sentir mais intensamente a vitória do Manchester United (pulos de alegria à parte...) foi a impressionante verticalidade, o orgulho, a imensa dignidade com que Avram Grant subiu e desceu aquelas escadas para receber a medalha de finalista vencido.

Ali deixei-o de ver como uma sombra a ameaçar o legado de José Mourinho e passei a vê-lo como um Homem digno, e com méritos próprios já agora que, convém não esquecer, tal como John Terry teve o seu sonho ali à mão e viu-o diluir-se na chuva da forma mais tortuosa possível.

Nesse sentido fiquei triste.

8 comentários:

Vitto Vendetta disse...

Subscrevo tudo o que disseste... senti-me contente quando o terry falhou, mas depois de ver o estado em que ele ficou caiu-me tudo...

B. disse...

Não tive pena nenhuma. O Terry acha-se mais que um capitão, acha-se qualquer coisa como Deus naquele clube, além de ser talvez o maior responsável pela saída do Mourinho.

Amei, escorrega para sempre campeão.

Ricardo disse...

Bom, eu fiquei feliz com a vitória do Manchester, mas devo dizer que fiquei triste por Terry - e não quero saber se, alegadamente (cá está mais uma vez), o homem fez a folha ao Mourinho ou não; quando um homem falha um penalty que lhe pode dar a champions, ainda por cima por escorregar, e fica ali perdido, como um menino a quem tiraram a infância, no meio do campo, 25 minutos a chorar, eu peço desculpa Mourinho mas não quero saber: foi comovente.

Tal como é comovente o texto que escreveste. Gostei da parte sobre Grant também. Ah e, apesar de ser um chorão, não chorei. Mais: apesar de me ter comovido com Terry, não me comovi com Anelka. Aliás, ninguém se comoveu, nem o realizador da transmissão. Acho que nenhum dos 150 milhões que viram o jogo se lembrou de se comover com o Anelka. O que é estranho porque, afinal de contas, foi ele quem falhou o penalty decisisvo. Mas percebe-se: Anelka e um robot vai dar no mesmo. Ou Anelka e um natural-born-looser. Eu quando o vi entrar para o jogo, pensei: "mas o que é que esta aventesma vem fazer para aqui? Quem é que permitiu que ele viesse jogar com jogadores de top?". Já uns meses antes tinha pensado: "Mas o que é que esta aventesma veio fazer para o Chelsea? Quem é que permitiu que ele viesse jogar com jogadores de top". E podia continuar até ao momento em que ele nasceu, mas isso já não seria digno da minha parte...

Anónimo disse...

Não sei como ainda ficam contentes com a vitoria do Manchester e principalmente de Ronaldo já se esqueceram do Manguito que levaram em pleno estadio da luz por este mariconço.

B. disse...

Esse manguito foi uma delícia, porque depois foi para casa fazê-lo ao espelho. É um jogador do outro mundo, e não lhe guardo qualquer rancor, até porque ele festeja golos contra o Sporting.

Quanto ao Anelka, acho-o um grande jogador, mas funciona melhor em equipas de quase topo, quando chega lá a cima, joga de mãos nos bolsos...

MédioCriativo disse...

Quero lá saber desse manguito do Ronaldo... não me aquece nem me arrefece. Isso já lá vai e, como disse o B, nós até os mandámos para casa e tudo... depois, o Ronaldo é muito mais que isso.

O Anelka a mim também não me diz nada e, também eu, achei piada a isso: ninguém ligou nenhuma ao Anelka no fim daquilo tudo.

Nem o Anelka deu importância a si próprio e andava para ali no meio do relvado como se não fosse nada com ele. Mesmo agora ele deve achar que a culpa é toda do Terry...

mago disse...

O Anelka já veio dizer que se tinha recusado a marcar um penalty na série dos primeiros 5, e que não estava mentalizado para marcar penalties na final da Champions e blá blá blá. Ou seja, e como alguém em cima descreveu perfeitamente: veio para o Chelsea jogar de mãos nos bolsos.

Relativamente ao Ronaldo: sim senhor, quero que ele ganhe os prémios todos que tem para ganhar, mas o manguito não se (pode) esquece(r). Até porque é definidor do carácter do menino, que não passa disso mesmo. Agora são tudo rosas, porque ele é de outro mundo e também trabalha para isso, mas quando as coisas lhe começarem a correr mal (e vão, mais tarde ou mais cedo) é aquela reacção que podemos esperar dele. E isso, digam lá o que disserem, não é reacção "à campeão".

Chegando ao Terry: a reacção dele no fim do jogo realmente é de tocar qualquer um, mas o que ele faz ao Tévez mesmo à frente do árbitro conseguiu fazer com que festejasse o penalty falhado como se os vermelhos em campo fossem do Benfica. Chegar à final da Champions e cuspir num adversário, ainda para mais sendo capitão, é do mais reles que há. E é, também aqui, uma prova de carácter.

MédioCriativo disse...

Mago:

Por acaso, estás a tocar num aspecto que me deu que pensar durante o jogo: vi o Cristiano Ronaldo simular faltas e pelo menos duas vezes dizer que o lançamento lateral era do Manchester quando, nitidamente, ele tinha sido o último a tocar na bola.

Não acho bonito e, como dizes, não é de Campeão. Com tantos anos de Campeonato Inglês se ainda não aprendeu, também já não aprende...

Mas... que ganhe TUDO o que há para ganhar, caraças! Campeonato da Europa incluído, já agora!