31 outubro 2008

Hoje estou triste!



O meu Estrela está mal. Está doente. Nada que me espante muito, mas fico tremendamente triste ainda assim.

Perdoem-me que este blogue não foi criado para falar do meu passado como futebolista frustrado mas ainda assim conto-vos mais esta, a propósito de Salários e de Estrela da Amadora. Este é o mesmo clube que, naquele tempo, pagava os seguintes prémios de jogo à equipa de Juvenis:

Vitória: 500$00 (±2,50€)
Empate: 350$00 (±1,75€)
Derrota: 0$00 (±0,00€)

Pode não parecer muito mas isto significa que em caso de vitória, o Clube de Futebol Estrela da Amadora desembolsava quase 75,00€ (por jornada) para que um bando de putos que andavam ali aos pontapés a uma bola, se divertissem e fugissem à delinquência muitos deles - não estou a exagerar! Na altura já era algum dinheiro e acima de tudo era um incentivo para honrarmos cada vez mais aquela camisola e empenharmo-nos com todas as nossas forças para vencermos sempre que fosse possível.

O espírito, acredito que ainda seja o mesmo naquele velhinho e simpático Estádio José Gomes. O saldo contabilístico é que não.

P.S. - Já agora, só por curiosidade, mais uma história dos tempos do futebol. No primeiro clube onde joguei federado, o saudoso Sporting Clube da Torre (sim, uma filial do Sporting Clube de Portugal... eu queria era jogar, pás!) o prémio de jogo era uma Sandes de Courato (com ou sem picante) e um Sumol de Laranja. Nem sempre havia prémio de jogo, mesmo quando ganhávamos. E ganhávamos quase sempre.

14 comentários:

Ricardo disse...

Muito bom, Médio. Comovente.

Onde joguei (Sporting de Abrantes [era o único sítio na altura que tinha futebol] e Benfica de Abrantes [mais tarde, com grande orgulho]) dependia da estação. Na Primavera e Outono, sandes de queijo e sumol de laranja; no frio do Inverno, sandocha igual e chazinho quente no fim e no intervalo (que bem que sabia!).

MédioCriativo disse...

Tchi... é verdade, o cházinho. Também tive disso... isso era muito bom. Reconfortante.

Anónimo disse...

Nao admira que o Estrela esteja assim, conforme se viu na TV sao todos Benfiquistas, so quando o Benfica esta em baixo e que se viram para o Estrela. Os 3 grandes dominam tudo, apesar que a Norte ve-se mais CARISMA, Braga, Guimaraes, Leixoes, Boavista, Varzim, Rio Ave, Pacos de Ferreira, Penafiel, teem muito mais adeptos do que o Estrela

tenhodoispésesquerdos disse...

Não percebi onde é que o Anónimo quer chegar...o que é que o cú tem a ver com as calças?

Abraço

Vitto Vendetta disse...

ao menos está na 1ª...

imagina o que sofri pelo meu Famalicão...

Zé da Europa disse...

Médio Criativo,

Não sei se as nossas idades são aproximadas ( tenho 35 ), mas passámos por locais bem próximos...

Joguei no Estrela em iniciado. Estudei na Escola Secundária da Ameixoeira, paredes meias com o campo do Sporting da Torre e joguei no Charneca, onde o nosso prémio de jogo também era um sumol e uma sandes de couratos ou chouriço. E aí cheguei a tomar banho de água fria depois dos treinos porque não havia guito para o gaz :)

Saudações Leoninas

MédioCriativo disse...

anónimo,

Oi?!


tenhodoispésesquerdos,

Eu não teria dito melhor.


leo nino,

Realmente, tenho 32 anos por isso devemos ter levado caneladas dos mesmos gajos concerteza!!!

Essa da água fria para o duche, é um Clássico daquele tempo também. Um frio do caraças. Sempre! O cheiro a bolor misturado com uma leve brisa a esgoto em QUALQUER balneário dos clubes daquele Campeonato (excepto o Sporting B): Águias da Musgueira, Odivelas, Olivais e Moscavide, Camarate, Ponte Frielas.

Mas ao mesmo tempo, uma alegria enorme por jogar à bola com amigos verdadeiros. Por nos desgraçarmos todos naqueles pelados cheios de poças e no fim rirmo-nos de tudo mesmo quando perdíamos. Foram tempos muito bons.

Um grande abraço para ti que sabes do que falo!

B. disse...

Oh Anónimo, os homens do Norte são vistos como gajos corajosos, e não um bando de covardes que se escondem atrás de um "Anónimo" e vão dizer baboseiras em Blogues que nem sequer têm escala para valer a pena...

Desde já digo, que és possivelmente o Comentador mais ridículo que já tivemos, e que por isso, estamos dispostos a dar-te um brinde para simbolizar isso mesmo.

Quanto ao vosso debate sobre malta que jogou e que não jogou, tenho a dizer que nunca fui federado, e acho (por ter 26 anos...) que já vai ser difícil um dia jogar a titular no meu Benfica...Eu bem ando a treinar, mas os olheiros teimam em não aparecer... Se alguém tiver uma cunha...diga sff...

Porque sejamos sinceros, eu já vi lá gajos jogar, que parece MESMO possível estar ao nível...E vocês também...

MédioCriativo disse...

B,

Eu acho que ainda é possível lá chegares.

Talvez tenhas que ser adaptado a defesa esquerdo ou direito, mas de certeza que se arranja lá um lugarzinho para ti.

A sério.

Anónimo disse...

Sou anonimo porque, e a segunda vez que venho a este blogue e nao estou para me registar, emiti uma opiniao e nao percebo porque ficaram ofendidos, talvez por serem Benfiquistas. O que eu queria dizer era que os 3 grandes secam tudo a sua volta e que o Estrela nao tem adeptos, por isso nao pode ter grandes receitas.
Esta realidade vai destruir essas equipas porque os seus estadios estao as moscas e o futbol afunda-se.
Mas como nao gostam de ver a realidade, deixo de vir a este Blogue que pelos vistos as opinioes se nao forem de carneirada amiga, nao e aceite.

B. disse...

Ah!! Agora sim, percebeu-se o que queres dizer...

Mas é assim em todo o lado do mundo, e não é por isso que as equipas desaparecem, há equipas com muitos adeptos, mas claro que é mais fácil ter simpatia por um grande que vai ganhando umas coisas, e nos jogos da "sua" equipa contra um grande, não custa tanto ver um ou outro perder.

Seja como for, tens toda a razão, este blogue é uma máfia, e a carneirada só tem um sentido, qualquer outro é por nós definido à partida como errado.

Quanto ao anónimo, não tem a ver com este blogue, tem a ver com todos os blogues...o registo não é só para um.

Até um dia, noutro blogue qualquer...

MédioCriativo disse...

anónimo,

Como diz o B, agora que a tua opinião foi explicada de forma a que mesmo nós os dois a consigamos entender, ela até faz sentido. Podias ter sido explícito à primeira.

Para te dar ainda mais um pouco de razão, posso dizer-te que já estive no Estádio José Gomes sentado na bancada a torcer pelo Benfica (com cachecol e tudo). No relvado as equipas faziam os exercícios de aquecimento e lá no meio estava um dos meus colegas do tempo de Juvenil. Mesmo assim cumprimentámo-nos com um aperto de mãos e ninguém ficou chateado por isso. Aliás, ele é Sportinguista desde pequenino e chegou ainda a ser Campeão pelo FC Porto enquanto jogador profissional...

Como diz o B, infelizmente só nos grandes podemos ir ganhando de vez em quando. O que ajuda a esquecer a pequenez das nossas vidas, do nosso país, dos nossos blogues, etc...

P.S. - Não sei se te escapas assim com tanta facilidade a esta Máfia que aqui temos... o pessoal do nosso Bairro vai andar por aí atento a todos os Comentários nos outros blogues que sejam assinados por um ANÓNIMO... Muhahahahah!!!

tenhodoispésesquerdos disse...

Caro Anónimo,

Confesso que não fiquei ofendido. E tal como os meus companheiros de rebanho, Médiocriativo e B., fiquei até bastante contente com o teu esclarecimento. E digo mesmo que acho tens razão na tua análise à situação das equipas de menores dimensões da nossa liga, neste caso do Estrela.

Porém, não deixo de continuar a pensar que o post do Médio pedia tudo menos um comentário desse tipo, com algumas generalizações completamente descabidas.

Além disso, também não gosto de anonimatos. Anda, sai do armário...Vais ver que não custa nada!

Ah, e a propósito. Sou do Sporting!

Abraço

MédioCriativo disse...

AH GANDA TENHODOISPÉSESQUERDOS!!! ;-)