01 novembro 2008

Diz-me se te lembras, dir-te-ei qual a tua faixa etária.

Quantos de vós se lembram disto? Grandes jogadores. Grande Presidente. Grande equipa. Grandes noites europeias. Grande Estádio (que tinhamos). Até o equipamento era mais bonito, ó caraças, sem patrocínio nem nada. À grande.



Para os mais novos, da esquerda para a direita, de cima para baixo:

1) Sim, aquele Senhor louro em pé é o sueco que há uns dias falou em português alcoolizado para uma televisão portuguesa.

2) Sim, o Senhor ao lado desse, com ar de cadastrado foi um dos melhores centrais do mundo, foi Adjunto do Mourinho no Benfica e foi há dias comentador oficial da alegada (cá está esta palavra uma vez mais) "nacionalização" do Liedson.

3) Sim, o quarto Senhor marcava golos que se fartava, é filho de um Senhor (muito) Maior, e anda agora de fato e gravata lá pelos corredores do Caixum Campus de Futebolum, ou lá como é que aquilo se chama, a fazer não sei bem o quê.

4) Sim, aquele Senhor setúbalense vestido de verde é o mesmo que treina os Guarda-redes do Mourinho.

5) Sim, o último Senhor da fila dos Senhores em pé foi o último Adjunto a dar um Campeonato Nacional ao Benfica e provavelmente o Adjunto mais empenhado e empolgado que alguma vez se sentou em qualquer banco de qualquer equipa profissional de Futebol. Este Senhor tem um dedo a mais numa das mãos.

6) Sim, o primeiro Senhor da fila dos Senhores de cócoras foi um grandíssimo Capitão e um Senhor Senhor Futebolista. Elegante e cheio de classe. Corre-lhe sangue Moçambicano, Português e Chinês nas veias. Hoje em dia (e já há alguns anos) podemos vê-lo sempre presente, de fato e gravata, no Banco benfiquista. Para organizar e dar alguma seriedade e calma àquela malta. Este Senhor tem um ou dois dedos a menos numa das mãos.

7) Sim, aquele Senhor de bigode e com a mão no joelho do Senhor de cor que está acocorado ao seu lado é Pai de um jogador de futebol do Sporting Clube de Portugal (...!). A sua presença na faixa defensiva esquerda ou direita ainda hoje é lembrada. E necessária.

8) Dizem que a fotografia foi tirada em Viena na final duma coisa que na altura se chamava Taça dos Campeões Europeus. Eu não tenho a certeza. Se sim, infelizmente o resultado não correspondeu a esta grandeza toda mas estes Senhores não deixam de ser uns Senhores que eu nunca irei esquecer. Obrigado.

12 comentários:

Anónimo disse...

De forma simples e directa te digo:
se hoje te oferecessem o Dito, o Chiquinho, o Pacheco ou mesmo o Silvino, não os querias nem dados...
Ou será que estou enganado?

Face a isto, qual a minha faixa etária???

MédioCriativo disse...

jmfeijão,

Hmmm... já vi que te lembras. Bem.

Por certo, tens entre os 30 e os 40 anos.

O Dito e o Chiquinho realmente nem dados. Mas o Pacheco (daquele tempo) e principalmente o Silvino... não sei. Talvez também não os quisesse, acho que tens razão.

MédioCriativo disse...

Ainda jmfeijão,

A questão é que na época, mesmo os Ditos e os Chiquinhos da vida transformavam-se e agigantavam-se.

Havia um peso - não sei se era "a camisola" como dizem, mas havia - que corria lado a lado com o nome Benfica, que os fazia acreditar que eram os melhores jogadores do Mundo e que ninguém fazia farinha com eles.

E não fazia mesmo.

Miguel Nunes disse...

o Pacheco era a estrela da companhia! Como podem dizer que nem dado?

De resto, a equipa é claro q n é composta por grandes jogadores de nível Mundial(a exepçao é Mozer), mas na altura (antes da lei bosman), nenhuma equipa o era! Isto pq só se podia ter 3 estrangeiros!

A lei Bosman veio matar o Benfica europeu!

Ricardo disse...

Apesar de na altura termos jogadores de qualidade evidente, o que esta foto prova e toda essa época de feitos notáveis confirma é que mais do que a qualidade máxima (porque a média todos tinham, pelo menos) dos jogadores, no Benfica existia... alma. E ela fazia com que todos fossem por um só objectivo e fossem todos dentro deles os maiores fuebolistas da História do Futebol. Claro que havia qualidade (como hoje há). A diferença é que havia algo mais, algo inexplicável, algo que era o Benfica (que hoje não há). E não vou continuar porque todos os dias faço por esquecer a ideia que caminha dia-a-dia comigo que me diz que o Benfica já não voltará. Então fica assim mesmo, vejo a foto, lembro-me desses jogadores e agora vou ler "A BOLA", sonhar que amanhã vamos ganhar o jogo, fazer um 11 para Guimarães. E pode ser que não me lembre que uma equipa para ganhar não precisa só de bons jogadores.

Ricardo disse...

*termos tido

MédioCriativo disse...

ricardo,

Não podia estar mais de acordo!

Anónimo disse...

Só para esclarecer que quando falei do Pacheco e do Silvino me estava a recordar das traições com transferências e vidas dedicadas, sobretudo o guarda-redes, a clubes rivais.
Já não falo do Rui Águas que também foi mas depois fez as pazes...
Quanto à idade, logo a seguir aos 40... pois é, os putos sabem lá quem é o Chiquinho, que só deixou de jogar há 2 anos no Igreja Nova de Mafra.
Já para não falar do Elzo de quem poucos se lembram.
Época de 87/88.
Ainda o Benfica roubava muito nesta altura e não iam presos...

Pulha Garcia disse...

Lembro-me bem de todos eles. Que pena essa final não ter ido mais para o nosso lado. Pouca sorte.

Saudações de glória

santiago disse...

não é na final de viena mas na final de estugarda.
era uma equipa tremenda e arrepio-me enquanto ortografo estas palavras.

Unknown disse...

Meu Caro
E ainda faltou o 3º em cima que é o Dito. Ou o Rodriguez dos anos 80. Porque saiu o Dito veio Ricardo Gomes. Porque saiu a cebola veio o Reyes. Das 2 ficámos a ganhar. E falta o Elzo que foi um dos melhores médios defensivos que o Benfica teve e o Pacheco que "fugiu" para o Sporting. Esta não é a fotografia de Viena mas sim de Estugarda 2 anos antes. Porque em Viena eu estive lá. Gastei 2 ordenados mas fui no avião da equipa. Esta foi a final da "botas" porque os jogadores passaram o jogo a perder as botas. Diz-se que era das meias da Adidas. E o Veloso falhou o tal penalty e o Silvino não apanhou nenjum e chorou!

MédioCriativo disse...

jose,

Obrigado pelas precisões. Eu sei que ignorei o Dito (gostei muito dessa comparação com o Rodriguez, muito pertinente!), o Elzo, o Pacheco e o Chiquinho mas não sabia precisar qual das finais retrata a fotografia. Afinal, eu era ainda praticamente uma criança na atura...

Lembro-me perfeitamente essa cena das botas a saltarem dos pés do Pacheco de cada vez que ele acelerava um pouquinho mais e lembro-me também do Veloso a falhar o penaty, embora não seja por causa disso que eu o recordo.

Obrigado uma vez mais.