11 dezembro 2008

O "Estafeta da Telepizza"

Como o nosso leitor "Ricardo" cognomizou.

Estamos a falar de Balboa. O rapaz custou 4 milhões e é o que temos visto.

Agora, proponho ao Quique (já que me ouviu quando propuz meter o David Luiz na lateral), que o experimente num dia que queira poupar o Maxi, colocar lá o Balboa.

O rapaz embalado é bom, mas raramente embala porque nunca quer perder a bola (bom num lateral), e prefere o passe seguro. A única coisa que ele sabe fazer é centrar, e fá-lo mesmo bem. Mas há outra coisa que ele se safa bem, é a defender o espaço.

É alto, e NC temos laterais altos.

Quando entra, se repararem, mesmo que sejam 10minutos, ele faz sempre uma recuperação de bola, ele é bom a defender, fecha bem o meio campo e até se faz bem aos lances quando o intuito é roubar a bola ao adversário.

Uma coisa é certa, a extremo não funciona, por isso vamos lá tentar...? Pode ser o novo Miguel, mas sabendo o que é um cruzamento decente.

27 comentários:

falsolento disse...

Ora aqui está uma boa ideia.

Ricardo disse...

Obrigado pela referência a uma referência deste humilde leitor.

Confesso que já tinha pensado no mesmo, como no ano passado tinha pensado no mesmo para o Maxi mas nessa altura tínhamos o Camacho que andava a comer gelados com a testa e punha o uruguaio a trinco ou a extremo quando se via que, se o gajo podia tentar ser jogador de futebol, só a defesa-direito podia ter alguma hipótese.

Este Balboa pode ter o seu el dorado na direita da defesa mas para isso é preciso que o Francisco das Patilhas tenha a ideia. Nunca é tarde para adaptar jogadores medíocres às laterais defensivas. E, com sorte, e como dizes, ainda sai um gajo bom, tipo Miguel. Com azar, sai um Rojas.

B. disse...

E com o exemplo do Rojas, não posso fazer uma piada tipo "e com MUITO azar, sai o..." porque realmente não consigo pior exemplo...

Caneleiras de cortiça disse...

não? que fraca memória. Lembrai-vos daquele atleta que marcou o primeiro golo do Alvalade XXI e tereis um defesa direito pelo menos ao nivel do Rojas. Esse para nao ser muito mau teve de voltar a ser médio direito. Aí compromete menos.

mago disse...

Antes de mais nada, excelente alcunha "forjada" pelo Ricardo.

Depois, concordo com a experiência proposta no post - e o Quique até parece ser um gajo dado a experiências, hoje há um jornal desportivo que diz que o gajo até quer ver o Moretto...

E por último: grande comentário, Caneleiras. Embora nesse caso eu até ache que a culpa nem seja do gajo em questão, mas antes do gajo que olhou para ele e disse "Olha! Está aqui um jogador de futebol.".

Júri Faustino disse...

E adaptá-lo a roupeiro?
Sempre podiamos correr com o actual e poupar aí uns bons 1000 euros!

melga mike disse...

Wild guess: o melhor lateral direito neste plantel vermelho não estará encarnado no Ruben Amorinho?

Ricardo disse...

Olha outro a pensar no Amorinho para lateral! É verdade que sim, tendo em conta o medíocre que por lá anda, o Amorinho podia ser bem adaptado. O problema - nos meus óculos, claro - é que o Ruben é o melhor médio que temos, juntamente com o Katsouranis, o que perfaz a belíssima soma de dois melhores médios que temos. Por mim, e eu não sou o das patilhas, logo não tenho voto na urna, punha esses dois melhores médios que temos juntinhos e só os tirava em casa de gravidade máxima dos senhores seus pais (que, como se sabe, é caso, no Benfica, para irem um mês tratar dos cuidados paliativos dos familiares). É por isto tudo que, compreendendo o amigo melga, preferia outra opção. Mas respeito, sim senhor!

Ricardo disse...

Ah outra coisa: sempre que não percebermos ou acharmos que a frase traz consigo óculos de cabedal podemos dizer, assim em jeito de private joke do Gordo, "Valdemar, Oi?".

Não sei, acho que veio para ficar.

mago disse...

Por acaso prefiro o Amorim a médio, é deixá-lo estar lá que está bem - e até porque o Maxi não tem sido, de longe, o elo mais fraco da nossa defesa...

E estou totalmente de acordo com essa do "Valdemar, Oi?"©

melga mike disse...

Mas eu não *pensei* no rubinho para laterla direito... ele ocupou muitas vezes essa posição no blenenceje.

E, não, não tenho muitas certezas no futebol, mas ele não é, nem de perto nem de longe, o nosso melhor médio. É um bom médio, mas não está a fazer melhor do que o maxi cantiflas nesse lugar a época passada. Só poderá dizer isso quando fizer um golaço de pé esquerdo ao milan.

Quanto ao maximiliano é que tenho realmente muitos mixed feelings... por mim nem lá estava, mas não tou a ver ninguém dar guito por ele, a não ser uns gregos ou isso.

O ano passado quando ouvia que ele na selecção jogava a lateral sempre achei que seria uma boa alternativa ao nelson (que é no que se tornaria o balboa se fosse para essa posição e o koeman é que gostava de laterais altos, vide os nós que o alcides levou do liedson e todas as consequências para a nossa auto-estima e legitimidade para toda a carreira do ex-treinador de juniores do zbordingue que até essa vitópria na Luz era apenas um peseiro com penteado diferente) mas cada vez mais me convenço que o uruguaio é melhor médio do que lateral.

Se falarmos de médio à direita, o amorim não está a fazer nada que ele não tenha feito, para não dizer igualzinho, e os desempenhso esforçadó-medianos só têm estado de graça durante 3 ou 4 meses (vide george ribery no lugar de Leo, que fez um jogo nojento em paços de ferreira mas toda a gente só olha para o golaço, qual abel xavier mutante passador para paulo sérgio e ulf kirsten em leverkusen) e depois a malta farta-se do gajo esforçado que até dá uns toques mas cujo average joe look vai fazer com que muita gente dos 6 milhões comece a constatar que faria melhor ou igual do que ele ali em campo.

E se for para comparar com o bynia, então... metam já o maxi a trinco. Bynia que vá com os porcos. A negação de tudo quanto é ser jgoador do BENFICA e que se tem perpetuado com Esfregona Viledas BETO (sim, já sei, o golo ao Man Utd, mas então para quê oferecer o 1º golo em Camp Nou para destuir o sonho?) e que terá começado com Fernandos Aguiar ou mesmo com Michael Thomas, porque até o Adelino Nunes ou o Hernâni Nepomuceno eram mais jogadores do que esta gente toda de qualidade mais do que duvidosa que referi.

melga mike disse...

"Brasil: Náutico contratou o chileno Escalona (ex-Benfica)"

Ricardo disse...

Eh lá, anda aqui matéria para tratado.

Não concordo com esse pote de medianos em que metes o Amorim. Para mim, o gajo fica bem é ali no miolo da coisa, não tanto à direita que aí, sim, concordo, joga de forma bastante limitada mas sofre por ser um gajo que vai percebendo de "equilíbrios", o que faz com que seja pau para toda a obra e para toda a mão-de-obra. Acho o Amorim um 8, nunca um 6, menos ainda um 7 (que no caso do esquema do Quique é um 7 por dentro, o que não sei bem o que isto faz dele). Mas ali no meio, com o Katsou mais atrás, era gajo para ser mesmo bom. Curiosamente, o Chico Patilhas já experimentou todas as duplas e variáveis e vertentes e ideologias e pensamentos e reflexões mas ainda não juntou esta dupla - qualquer dia lembra-se dessa e depois logo vemos no que dá.

Quanto ao Binya, de acordo. É tanto jogador de futebol como o Homer percebe de energia nuclear.

melga mike disse...

O problema se calhar é que até o Katso eu considero mediano. Vá, soltem os cães.

Cresci a ver o Benfica dos anos 80. Como ouvi da boca dum jogador que fez parte dessas equipas há uns meses: NAQUELE TEMPO UM GAJO MARCAVA UM HAT TRICK E SE A SEGUIR FALHASSE UM GOLO FÁCIL ERA ASSOBIADO O RESTO DO JOGO. HOJE O BYNIA FAZ UM LANÇAMENTO DE LINHA LATERAL E É APLAUDIDO DE PÉ

Serenity now, sernity now... urgh... não consigo... só consigo visualizar a repetição do 5º golo no funchal, as mãozinhas da barbie quando empurrava a bola para dentro da baliza no replay slow motion em que se vê tudo por trás... não dá, tá frio, mas vou beber uma(s), volto amanhã.

B. disse...

Considerar o Amorim melhor que o Yebda, acho mal. O Amorim é tecnicamente ligeiramente melhor que o Yebda. Nada mais, e isso não faz um jogador.

Concordo que ele deva jogar a meio campo, mas como 1º suplente na posição. Quanto a colocá-lo a Defesa-Direito...Nunca...Ele protege bem os lances, mas não sabe defender bem, são poucos os cortes que faz, e nisso o Maxi é muito melhor...

O Maxi para mim é ali que tem de jogar, não rende tanto em mais lado nenhum. Não tem pés para jogar no meio, nem velocidade para extremo, é ali que está bem se quer continuar a jogar futebol.

O Binya joga a Defesa-Direito na selecção dos Caramões, mas espero que isso nunca traga influências ao Quique.

Acho que quando o Katsouranis (nem consigo a quente comentar a bomba que o Melga Mike lançou!!) ou o Yebda não podem jogar, venha o Amorim e nunca o Binya. Aliás, venha o Felipe Bastos que é enorme jogador, antes do Binya.

Por fim, acho um escândalo quando joga Katsouranis e Yebda no meio, seja o Katsouranis mais recuado, se o que o caracteriza (além dos carrinhos incríveis e fabulosos) são as subidas no terreno.

melga mike disse...

Lá por ser grego e o médio mais esclarecido que temos (visto que o carlos martins quer passar o resto da carreira com o período e nucna mais engravida para parir o pequeno grande jogadorzaço que tem dentro de si), isso não faz de katsouranis um portento.

Não me esqueço do pirete (gosto desta palavra) ao Luisão, inadmísivel, de ter querido sair, do horível início de época (nem quero lançar a bomba que já me passou pela cabeça) em particular o primeiro grande jogo oficial da época, com o Porto, e os passes que por vezes falha incrivelmente. Ou a estórinha mal contada no dia do jogo com o Olympiakos. Sim, sou como o José Nuno Martins. Se essa gente ganha num mês oudois o que eu levare mais 36 anos a pagar pelomeu crédito á habitação, têm de ser super-homens, sim.

O José Mota hoje disse: um jogaodr do SLB paga o orçamento todo do Leixuoinje. Portanto, claro que é favorito.

Mas no fundo sei que o Katso é um jogador útil. Principalmente num lsango de fenrando santos (oh heresia) o numa selecçãoq ue jogue no erro do adversário para ser campeã da europa. Só não sei se neste 4-4-2 básico do kiki, que exige que todos saibam muito bem o que fazer sempre que têm e não têm a bola, o katso encaixe a 100%. Por mim tinha ficado com a dupla maravilha yebda-martins que tão bons frutos tava a dar ao inicio. Um era o que o outro não era e vice-versa. Agora... se metes alguma combinação de dois ao meio que eja um dos três yeba-katso-e-principalmente-bynia, claro que perdes clarividÊncia e capacidade de transporte e do jogo fluir. Nesse caso o segundo ponta-de-lança terá de ser sempr eo Aimar, paa que sjea nº 10 também, e haja alguém que saiba quando fintar ou dar ao primeiro toque, e não alguém que leva a fazr uma carriera profissional coma sorte e com o cabelo. Vocês sabem de quem estou a falar. Portanto vou ver um bocadinho da Lipstick Jungle. Acho que ele também está a ver, lá no hotel. Pois esqueceu-se do dvd's piratas do "amigo" Petit.

Diogo Sousa disse...

uiui...
Não, eu vi o Balboa jogar no Real Madrid na pré época anterior a ele ter vindo par ao Benfica e digo-vos, o miudo não é nada lateral!
É um extremo purissimo! Pode nao ser la grande coisa mas lateral direito é que ele não é de certeza.

Abraço

Júri Faustino disse...

Claro que o Balboa não é lateral.
O lateral não é um jogador de futebol?
Então o Balboa não pode ser lateral!

B. disse...

Talvez ainda piores que ele:

Luís Filipe, Alex, Dudic, Cabral, Éder, Quim Berto, Rojas...

Isto não prova que o Balboa é jogador de futebol, mas sim que o Benfica insiste em tentar ter Laterais Direitos que podem nem ser considerados jogadores...

Bancada16 disse...

Epah não me faças rir com essa do balboa a lateral, o homem não aguenta uma carga de ombro. Primeira condição para se ser defesa: ser-se TESO. Uma coisa é tirar a bola por tirar, do tipo, se não tirar há mais dez para o fazer. Outra é uma equipa depender de um roubo de bola, e estares à espera que o Balboa tire a bola a alguém é mesmo para rir

B. disse...

O Cafu foi anos e anos o melhor lateral direito do mundo e não era propriamente um gajo muito TESO...

Mas tirando esse exemplo que admito ser raro, normalmente são tesos, o Miguel não era nada teso no ataque quando era extremo e foi algo que ele mudou quando recuou no terreno.

Quanto aos roubos de bola, o Balboa em praticamente (como disse no Post) todos os jogos mostra que se sabe antecipar muito bem (importante para um defesa, mais até que ser TESO) e farta-se de roubar bolas...

Outro bom exemplo do quanto TESO pode não ser nada, tens o Bynia...

Bancada16 disse...

São opiniões!!! Eu gosto do Bynia. Desde que o Bynia joga que não levas um massacre como os que levaste contra o Paços de Ferreira, a ganhar por 2 golos de diferença. Não peçam ao Bynia para fintar 3 e marcar golo. Peçam-lh para ser uma carraça a tempo inteiro, o que é raro no Benfica, um jogador aguentar 90 minutos. Além disso é um jogador que nunca se esconde, sempre disponivel para ajudar, sempre disponivel para receber a bola e continuar com o jogo.
Vê-se um jogador no meio campo, algo que não se viu em diversos jogos em q jogamos com o Carlos Martins, Yebda ou Katsoranis.

Não te conheço pessoalmente, mas deixa que te diga que dizer mal do Bynia por dizer é tipico de quem não percebe nada de bola

E quanto à questão do defesa lateral continuo na minha, um defesa antes de mais tem de ser defesa. E meteres um Balboa que é fragil no choque a lateral não é de todo uma boa solução. Quando referes o Cafu, estás a falar provavelmente no melhor lateral direito das ultimas decadas, exemplo esse que não deves aplicar a um jogador que nunca fez um jogo como lateral

B. disse...

O Bynia não jogou no 5-1? A tal carraça?

Dizer mal do Bynia é facil porque ele não é bom... Não tem nada a ver com perceber de bola. Quem não percebe de bola diz mal é do Nuno Gomes, isso sim, mas do Bynia qualquer um diz mal.

Quando chegou cheguei a pensar que tinha algum talento... Mas agora acho realmente que nunca devia ter chegado a um clube que quer ser de topo. Ele não tem categoria nenhuma. E se estás a falar de futebol, então um trinco moderno não pode não saber jogar à bola, tem de saber o que é um passe, tem de saber o que é posicionar-se a atacar e não só defender. Isso era no tempo do Paulinho Santos e do Fernando Aguiar.

O Paulo Sousa mostrou ao mundo o que deve ser um trinco moderno. E se falar em jogadores úteis que jogam 90min a bom ritmo, há para lá um senhor chamado Yebda, que não só faz tudo o que o Bynia faz como o faz bem e ainda sabe o que é um passe e uma desmarcação e um remate!

O Bynia tem espaço quando estiveres a ganhar um jogo e tens 10 em campo, ou quando estiveres a ganhar ao Barcelona e eles estão a apertar e faltam 15min para o fim do jogo. Nunca teria espaço se houvesse outro (continuo a achar que há outro, o Felipe Bastos que é um jogador muito bom) contra qualquer equipa da 1ª liga com quem temos obrigação de jogar com quem sabe mexer a bola do meio campo para a frente.

O Bynia é mau, e seria bom para o Guimarães, Leixões, Marítimo, Nacional, Estrela, o raio que o parta. Mas Benfica ou qualquer outro grande devia ter vergonha em ainda contar com um jogador que só sabe destruír jogo. Não ponho em causa o profissionalismo e vontade do rapaz, mas sim o talento e qualidade.

Não tens um trinco no Sporting que só saiba destruir jogo, tal como não tens um trinco no Porto que só saiba destruir jogo...

É disso que estou a falar quando digo mal do Bynia.

Bancada16 disse...

Nos 5-1 levaste um massacre? Pelo que eu vi, na primeira parte eles foram lá 4 vezes, fizerem 4 golos.

A diferença parece estar aqui. Eu não vou por resultados finais nem embarco na critica facil.

Vejo o futebol à minha maneira. Mas atenção, não quero com isto dizer que a minha maneira é que é "A CORRECTA".

É apenas a maneira de ver de uma pessoa com 30 anos, que joga futebol desde os 9 e que segue atentamente o futebol. Não é a opinião de quem nunca deu um pontapé na bola, como infelizmente há muitas, que não têm a noção do que é estar dentro de um campo de futebol.

B. disse...

Rapaz experiente...

Não tires conclusões precipitadas... Como dizes, não fazes ideia quem sou.

Seja como for, talvez no clube onde jogas o Bynia dê jeito. Mas no Benfica não. Ou se der, é para os casos que referi...

Gosto de jogadores modernos que sabem o que é uma bola. Eu defendi-o ao início como já disse, mas agora não... Impossível, o potencial que via está mais escuro que ele.

Entretanto considero que no 5-1 não houve massacre, mas houve erros defensivos brutais, e golos marcados não ppropriamente por um ponta-de-lança fixo...Talvez faltasse lá a carraça...

Seja como for, não gosto de jogadores deste género... Se fosse treinador de uma das equipas que mencionei, provavelmente salivava pelo Bynia que se ia destacar como se destacava o Beto... Mas não no Benfica, aí acho insultuoso...

Júri Faustino disse...

Epá aonde eu jogo o Bynia dava um jeitão.
Também já achei que fosse mais útil ao Benfica, mas é verdade que tem falta de classe.
Admito que contra equipas pequenas possa ter alguma utilidade, porque não atrapalha tanto a construir (temos outras, e muitas, soluções) e ajuda a recuperar mais depressa a bola.
E se querem uma ideia, aqui fica: acho que o Bynia dava melhor lateral direito que o Balboa!
Agora divirtam-se com esta!

melga mike disse...

Eu acho que o Bynia faz falta é numa casa onde nao tenham árvore de natal.