31 julho 2010

Academia do Sporting

«Pedro Mil-Homens admite ao PÚBLICO que a integração de jovens da Academia ao longo dos últimos anos não tem sido o sucesso esperado.

O Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários um acordo de princípio para a troca de Miguel Veloso por Alberto Zapater, negócio com os italianos do Génova avaliado, por alto, em 14 milhões de euros (isto se se tiver em conta que o médio espanhol está cotado em cinco milhões e que o Sporting receberá nove milhões pelo esquerdino). O que não vem escrito em nenhum documento é que o clube de Alvalade entra na temporada de 2010-11 com um modelo de gestão dos recursos provenientes da Academia de Alcochete diferente dos últimos tempos.

"É como pedir a um jornalista estagiário para fazer uma entrevista ao primeiro-ministro", exemplificou ao PÚBLICO Pedro Mil-Homens, dando a entender que a equipa profissional do Sporting não poderia continuar dependente de um número significativo de jogadores provenientes da formação. "Ao longo dos últimos anos o Sporting não foi capaz de promover essa integração da melhor forma possível", admitiu de uma forma "aberta e séria" o director da Academia, que recentemente festejou oito anos e 13 títulos nacionais entre os diferentes escalões de formação.»

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Parece-me ser um tema pertinente. Gostei do título do blog e dos temas abordados. Vou tentar seguir, e já passei a seguir ali no dispositivo "Malta com muito tempo livre"...
Sobre o tema, bom, sou Benfiquista, mas saberão melhor que eu os directores deles, na formação, se os jogadores foram ou não bem integrados. Foi pelos resultados? Foi por serem poucos? Por não se terem todos afirmado? A pergunta é válida só para o Sporting ou também para o meu Benfica e até para o Porto?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

jimbras disse...

Acho que os jogadores provenientes da Academia têm entrado bem na equipa principal.
O problema do SCP foi o uso exagerado desse recurso. Não se pode esperar que uma equipa lute pelo titulo com metade dos jogadores com 20 anos. Para isso não se gastava dinheiro e jogávamos com os juniores.
Tem de haver equilibrio entre juventude e experiencia. Ter 2 jogadores como o Pedro Mendes e o Maniche no meio campo faz toda a diferença, espero que aguentem o campeonato inteiro.
Outro problema é o facto de não conseguir segurar os putos fora de série (Ronaldo, Figo, Simão e até Quaresma) mas isso é um dos males do futebol português.

jms disse...

Com a notícia da compra de Khedira pelo RM - http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1449571 - dei comigo a pensar (confirmando o que já tenho opinado) que a venda do Miguel Veloso foi muito bem feita.
Tendo em conta quem é negociado e quem compra e quem vende.