08 julho 2010

Colateralidades

Ontem a Espanha respeitou e temeu a Alemanha, certo. Mas foi muito mais óbvio o quanto a Alemanha respeitou e temeu a Espanha.

Não vimos nunca a Alemanha que tínhamos visto até aqui neste Mundial. Não se soltaram. Preocuparam-se mais em defender. Mas mais importante que isso: a Espanha deu-se ao respeito. Ou seja, deu motivos para que a Alemanha os temesse. Cresceu com isso até!

Eu (e todos nós) vi claramente a Costa do Marfim a respeitar-nos, o Brasil a respeitar-nos e até a Espanha a respeitar-nos. Todos eles nos temeram antes dos respectivos jogos. E no entanto em nenhum momento a nossa Selecção se deu ao respeito. Sempre os tememos mais do que eles a nós e nunca lhes provámos que os seus receios eram fundamentados. Numa palavra: acagaçámo-nos!

Quando temos o estatuto de terceira melhor Selecção do Mundo e na prática não tiramos daí qualquer proveito e/ou o justificamos... de que vale esse estatuto?!

1 comentário:

josemarianicolau disse...

valerá a pena lembrar que a Alemanha jogou sem o seu melhor jogador neste mundial devido a um cartão amarelo inventado?

A espanha tem jogado bem (mas longe do que jogou no Euro 2008), mas sempre que precisou ou aquilo apertou teve umas ajudinhas essenciais (expulsão no jogo do chile, golo e inúmeras faltas contra nós,golo anulado ao paraguai...etc...), sendo a mais recente o livre escandaloso frontal a 2 minutos do fim do jogo de ontem.