21 novembro 2011

RAP sobre Ronaldo (Obrigado simão escuta!)

Um abraço para Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo acaba de ganhar mais um prémio importante e, no entanto (ou por causa disso), muitos estrangeiros odeiam-no, e alguns portugueses toleram-no com aquele desprezo manso que se dedica aos rústicos. Dizem "Cristiano Ronaldo" articulando todas as sílabas com escárnio, sublinhando toda a cristianoronaldice do nome. Essa gente maldosa sabe o que faz: o nome foi a única vantagem com que Cristiano Ronaldo nasceu. É um nome que indica ao seu proprietário a carreira que deve seguir. Um nome psicotécnico: um arquitecto Cristiano Ronaldo sabe que nunca vencerá o Pritzker, e um engenheiro Cristiano Ronaldo nunca será quadro de topo da Mota-Engil - a menos que tenha sido ministro das Obras Públicas, mas infelizmente o cargo de ministro também está vedado a Cristianos Ronaldos, como é óbvio. Não, assim que um miúdo recebe o nome de Cristiano Ronaldo, pode começar a engraxar as chuteiras: já sabe que vai ser jogador de futebol.

Foi a única vantagem com que Cristiano Ronaldo nasceu. Tudo o resto foi conseguido por ele. É por isso que, ao contrário do que parece ser a opinião geral, considero que Cristiano Ronaldo é modesto e casto. Modesto e casto, digo bem. E justifico: Ronaldo nasceu, há 26 anos, num lugarejo esquecido da Madeira. À custa exclusivamente do seu esforço, conseguiu ser considerado o melhor do mundo no seu ofício. É isso que faz dele modesto. No lugar dele, tendo feito os sacrifícios que ele fez e obtido o que ele obteve, eu teria mandado fazer um cartaz, todo em néon, com os dizeres "Eu sou o grande Cristiano Ronaldo" e uma seta fluorescente a apontar para mim, pendurava-o ao pescoço e não saía de casa sem ele. Que ele, de vez em quando, dê uma entrevista em que arrisca um tímido elogio a si mesmo, para mim, é sinal de humildade.

Além disso, recordo que Ronaldo tem 26 anos. Parece que se dedicou em exclusivo a uma russa quando tem 400 russas, 650 suecas, 890 finlandesas - e por aí adiante, por esse atlas afora - a baterem-lhe à porta. Qualquer rapaz normal de 26 anos que já tivesse ganho o suficiente para nunca mais precisar de trabalhar na vida faria uma curta interrupção sabática de 40 anos no futebol para se dedicar em exclusivo às estrangeiras e ao álcool, como muitos antes dele tiveram o discernimento de fazer. Entre a pândega e o trabalho, Cristiano Ronaldo optou por meter na cabeça que vai bater todos os recordes anteriormente estabelecidos pelos melhores jogadores da história, e parece bem lançado para o fazer. Escolheu mal, evidentemente, até porque aos 26 anos não temos ainda a maturidade para distinguir aquilo que é mais importante na vida, e os cantos de sereia da ética do trabalho conseguem fazer com que muito jovem imaturo abandone uma vida de libertinagem para cair tragicamente nos braços da competência profissional. Comparado com o que podia ser, Cristiano Ronaldo é um monge. Há padres mais devassos do que ele. Felizmente, eu sou capaz de perdoar as falhas de carácter mais graves, e não o admiro menos por causa disso.

15 comentários:

CORTA O MAL ANTES QUE CRESÇA, ZÉ! disse...

O RAP pensa que são todos como ele, que abdica de fazer humor para assinar um contrato de exclusividade a fazer publicidade de merda.
Há muita gente com amor ao trabalho e que não se vende por uns tostões!

Anónimo disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

Quote: "Há muita gente com amor ao trabalho e que não se vende por uns tostões!"

Só se for no teu quarteirão do Parque Eduardo VII urso do caralho...

B. disse...

1- Não são tostões.
2- Vendias a tua Mãe pelo que eles recebem.
3- Eles não escrevem UM ÚNICO anúncio, faz parte do contrato não terem qualquer influência criativa na concepção da ideia, apenas ganham liberdade na forma como "usam" as personagens.
4- é das pessoas mais inteligentes e bem formadas que a TV em portugal já viu.
5- fará o que quiser quando "voltar" ao humor.
6- ouve o "governo sombra" às 6ª feira na TSF.

Zé Medronho disse...

7 - Fode-te e Bebe água

João disse...

Ricardo Araújo Pereira merece todos os tostões que ganha...

Ronaldo também...

Ricardo disse...

O texto é muito bom, como é normal no Ricardo, que é um tipo bem acima da média neste nosso portugalzinho deprimente de frustrados invejosos (veja-se o primeiro comentário a este post).

No entanto, fazendo algum sentido o que o Ricardo diz, não concordo totalmente. O Ronaldo é, de facto, um bocado irritante na forma como se expressa e raia (às vezes toca mesmo) a arrogância e a sobranceria. Não vem mal ao mundo por isso mas também importa não fingirmos que não existe.

Até porque jogadores vindos de lugares modestos é o que não falta - são quase todos. E nem todos atiram caralhadas para o público sempre que são assobiados ou têm tiques de vedetismo como Ronaldo tem.

Como é evidente, são questões menores. O que ele é - e como deve ser entendido - passa simplesmente pela excelência como jogador de futebol. E isso chega-nos bem, mesmo que de vez em quando torçamos o nariz e digamos para o companheiro do lado: "este gajo é um bocadinho parvo".

Logo a seguir, ele marca 4 golos num jogo e já esquecemos.

Pedro disse...

"Até porque jogadores vindos de lugares modestos é o que não falta - são quase todos. E nem todos atiram caralhadas para o público sempre que são assobiados ou têm tiques de vedetismo como Ronaldo tem. "

E quantos alcançam o que Ronaldo alcançou? E tem de aturar o que Ronaldo atura?

João disse...

A diferença entre jogadores é esta: Ronaldo, Quaresma e Fábio Paím...

Qualquer um deles aos 17/18 anos teve a possibilidade de se tornar um grande jogador, Ronaldo conseguiu, Quaresma teve os seus bons momentos mas ficou (ainda vai a tempo de mais qualquer coisa?) a ideia que podia ter sido muito mais do que ó que é, e Fábio Paím (que o próprio Ronaldo achava melhor do que ele...) que de jogador de futebol têm muito pouco...

POC disse...

B.,

Obrigado! Ou talvez não :)

Fodasse, o texto é muito bom, como é óbvio. Goza com gajos como eu que chamam o Cristiano de Azeiteiro. Tudo bem. Não deixo de adorar o RAP! E o Benfica. Aliás, é por isso que mais antipatia tenho pelo Azeiteiro: na Luz, como bem sabes, fez um pirete a todos nós. E continua a fazê-lo regularmente por outros campos. Não concordo com essa merda.

Sempre disse: o Azeiteiro é, provavelmente, o gajo que mais merece estar onde está. Super profissional e 2º melhor jogador do mundo (porque o Messi é mais bonito). Mas não tenho de gostar dele só porque é português.

E o cabrão do Simão Escuta é um gajo que epá, sim senhor.

http://simaoescuta.blogspot.com

Anónimo disse...

Simão escuta és um filho da puta

Ronaldo escuta, a tua gaja é puta

Maria disse...

POC : Tu não me lixes!!! O Messi é um caga-tacos! E ainda por cima é labrego!

Anónimo disse...

A Maria gosta mais de negões. Para ela o melhor do mundo é o onyaeiou!

POC disse...

Anónimo,

Simão, escuta, tu és um...Campeão!
Deixo-te aqui o texto certo:

É o elo que nos une a todos. Simão Sabrosa. Glorioso Capitão e Campeão, só não o foi na Agremiação. Aqui só se aceitam post's e comentários de cariz ofensivo. Ou mulheres nuas, póneis e anões. Se não consegues cumprir com isto, vai de vela oh cabrão, muda para o próximo blogue. Cumprimentos da Gerência.

Ou seja Anónimo, como grande cabrão que és, estás habilitado a frequentar o tasco. Aparece.

http://simaoescuta.blogspot.com

POC disse...

Maria,

Porra, admito, o Messi parece meio labrego. Mas é um labrego atraente, na medida em que joga de cara...ças.

Estou é ofendido com a parte do caga-tacos. Também não é preciso ofender. Senão ainda aparece aquele cromo que defende as minorias todas e é uma seca...

http://simaoescuta.blogspot.com