22 julho 2013

A minha Bipolaridade com Jorge Jesus

A Favor:

Tecnicamente é um Treinador ao nível dos melhores... Sabe ler todos os momentos do jogo e vive o Futebol como poucos sabendo tudo ao detalhe sobre qualquer equipa. As decisões que toma em quase todas as partidas têm sempre uma justificação relativamente lógica, a não ser quando a teimosia e o Ego o dominam, aí o Jesus peca por excesso.

O Jorge Jesus é para mim, tecnicamente, do melhor que o Benfica pode ter. Além dos pontos já mencionados é também um conhecedor profundo do futebol Português e das "manhas" que atrapalham a integração de treinadores estrangeiros. É um "sabido" e temos de admitir que há muitos, mas mesmo muitos anos que o Benfica não jogava tão bem tantos jogos seguidos como o tem feito desde que ele chegou.


Contra: 

Voltemos ao Ego.
Teve apostas horríveis na sua passagem por cá, Roberto e Emerson encabeçam uma lista que tem como denominador comum a aposta pessoal de Jorge Jesus que superou as próprias necessidades do clube. Isto é inaceitável do ponto de vista da própria estrutura do Benfica... NINGUÉM é maior que o Benfica e o Jesus ao fim de 4 anos parece que ainda não percebeu isto.

Quando o Jesus chegou ao Benfica já tínhamos mais Campeonatos Nacionais que qualquer outro, mais Taças de Portugal que qualquer outro, mais finais europeias que qualquer outro e um massa adepta de fazer inveja aos maiores clubes do mundo.

Quando o Jesus chegou ao Benfica ele não era nada e nunca tinha ganho anda... Andou a meter equipas a jogar bom futebol e a fazer gracinhas como as exibições do Braga contra o Milan ou do Belém contra o Bayern... Títulos? Zero... (a não ser que a Intertoto conte)

O Jesus tem de perceber de uma vez por todas que não é nem nunca será maior que o clube que representa por muitos euros que ganhe ou mesmo títulos que ganhe. Se o Mourinho não é maior que o Porto ou que o Inter, o Jesus porque raio se acha maior que o Benfica?

Será só culpa dele? Ou quando temos alguém assim na estrutura temos de lhe dar um cão de guarda? Porque é que o Jesus tem tanto poder na estrutura?
Porque é que só tem o Presidente acima dele?
Porque é que o Presidente tem medo que ele vá para o Porto?
Presidente... até o Co Adrianse é campeão no Porto... O Jesus claro que o será também! O Vítor Pereira é bi e isso não o preocupa mais?

Neste momento a minha posição é simples: Se renovaram, não admito que o despeçam antes do final da época porque só vai trazer problemas à equipa por muito que alguns não o possam ver à frente. A aposta que fizeram nele tem de ser concreta e sem rodeios.

No final da época falamos.

12 comentários:

Parem lá com isso! disse...

"O Vítor Pereira é bi e isso não o preocupa mais?" hmmm...

Voltando à terra dos adultos, a aposta no JJ parece ser coisa para manter pela direção. O início vai dizer muito daquilo que será o futuro dele. Mas mudar a meio do campeonato seria muito pior do que se tivéssemos mudado agora.

O problema é que os adeptos já estão a ficar chateados e ainda só vamos na pré-época. Se a época começa mal, isto descamba.

Pedro disse...

"Sabe ler todos os momentos do jogo"

Como? Por errar quase todas as substituições que faz???

"sabendo tudo ao detalhe sobre qualquer equipa"

Sabe tudo mas aproveita pouco. Nunca ganhou um jogo com um mais maior grande por causa disso.

" temos de admitir que há muitos, mas mesmo muitos anos que o Benfica não jogava tão bem tantos jogos seguidos como o tem feito desde que ele chegou"

Um mito que pegou...em 4 anos qts jogos péssimos queres? Santos e Koeman e até Quique tb tiveram periodos de bom futebol. Interessa é resultados e com JJ é zero.

"Se renovaram, não admito que o despeçam antes do final da época porque só vai trazer problemas à equipa por muito que alguns não o possam ver à frente"

Que maior problema pode ser para a equipa do que ficar a ver navios mais um ano? Ele traz problemas à equipa agora, já.

Anónimo disse...

não quero criticar este texto, mas eu já me deixei destes exercícios. ao fim de 4 anos só uma pessoa muito estúpida ou muito ingénua não percebe os defeitos de jesus. até porque ele não os esconde. bazófia, mania das grandezas, péssimo líder.

por isso, mais vale centrarmo-nos nas coisas mais práticas. jogos, pontos e exibições. e se formos por aqui, tudo se resume aos três primeiros jogos.

marítimo é sempre complicado, ainda mais na tradicional primeira jornada. depois temos um jogo pacífico (espera-se) em casa com o gil vicente, para logo de seguida irmos a alvadade jogar contra o novo sporting do tio bruno para o qual um bom início de época se resume a este jogo. se perderem os dois primeiros jogos com exibições medíocres, ou seja, à sporting, mas se sacarem uma vitória contra o benfica, o início de época passa automaticamente a ser um dos melhores de sempre. vão desunhar-se todos para nos ganhar, vão deixar a pele em campo. se formos na terceira jornada a alvalade com fatinho de gala, embebedados em bazófia jesuíta, sairemos de lá derrotados à antiga, isto é mais que certo.

portanto, 9 pontos nas primeiras três jornadas, de preferência com exibições a condizer, são a única salvação de jesus.

menos que isso, só se a equipa jogar muito, mas mesmo muito bem e tiver um daqueles azares que acontecem.

sendo que a vitória em alvalade, com exibição de qualidade, parece-me essencial para não esmorecer o aquele adepto mais chato que não se esquece das humilhações dos últimos 3 anos..

em caso de derrotas e empates, jesus sai pela porta pequena, corrido pelos lenços brancos.

já vieira, esse, parece uma lapa. se for preciso ele também puxa do lenço e vem dizer que deu todas as condições a jesus.

e no dia seguinte começa um novo ciclo de vitórias.

hertz disse...

Acho que vires falar do JJ que não pode estar a cima de qualquer clube e dares como exemplo o Mourinho não faz qualquer sentido. Haverá ego maior que o do Mourinho? Duvido. Ele sempre se achou o maior em todos os clubes por onde passou até no Real (clube mais arrogante a com mania) onde despachou e espezinhou pessoas importantes do clube (Casillas, Valdano, treinador do Real B, etc) a seu belo prazer. Teve o descaramento de dizer, num clube com 9 Champions, que levou a equipa às meias-finais e que tinha quebrado a hegemonia do Barça (LOL). Aliás, teve declarações e atitudes bem parecidas com as do JJ que tanto criticamos (e com razão) mas relativamente ao Mourinho, aplaude-se.

Em relação ao último parágrafo, concordo 100%. Aquando da renovação, tinha de haver consciência que se o JJ ficasse os primeiros tempos da nova época seriam difíceis e seriam ainda mais se esses primeiros jogos corressem mal. Seria estúpido estarem a renovar contrato com o JJ tendo em mente a possibilidade de despedi-lo logo nos primeiros meses se as coisas não estivessem a correr bem.
Se o JJ for despedido, por uma questão de coerência, o LFV tinha de sair também mas já sabemos que tal não aconteceria.

heterosapiens disse...

Cheira-me que este nervoso miudinho (que também sinto) se deve à qualidade do futebol apresentado até agora, que está ao nível do carisma dum José Seguro ou mesmo um Aníbal... eu como eterno optimista encontro conforto no facto das pré épocas terem sempre resultados aparentemente animadores, e depois empatamos na 1ª jornada para baixar a bazófia... sim é verdade, o JJ é uma besta... gere horrivelmente o balneário, péssimo comunicador seja qual for o alvo... mas não é menos verdade que jogamos um futebol (digno desse nome) apelativo (e não só, com procura da vitória) que foi mera recordação durante anos a fio... com o Koeman não fizemos jogos bonitos como agora, fizemos uma coisa raçuda e maltrapilha tipo Trapatoni, que aqui ou ali deu frutos... ah e tal, porque investimos muito mais... investíamos era muito pior... actualmente, um terço das contratações são fezes, mas antes eram 3/4... não vou defendê-lo muitos anos mais, mas gostava de não voltar ao recente passado em que nem a intertoto disputávamos e o plantel fazia lembrar um grupo de ex-condenados...

francis disse...

Keep calm que a pré época ainda mal começou não vamos ser depressivos. Para mim qualquer decisão da administração era compreensível (jj tem mais defeitos que virtudes se calhar mas se estamos neste nível acho que ele tem algum mérito) com jj con helder com norton de matos com quique seja com quem for no fim é que avalia o trabalho. Eu quero a bola a rolar (vamos ver agora no algarve, fazemos 3 vitórias fica tudo doido).
Carrega benfica

Bustes disse...

Subscrevo quase na íntegra este post. Fico apenas com uma dúvida, mas não foi agora ao ler que a tive pela 1ª vez: O Lourenço Coelho afinal é ou não é o director geral para o futebol???

NSC disse...

O mágico sabe muito de bola. É mais fraco é no futebol.

Pedro disse...

É pá..essa é repetida. Consegues melhor que isso.
:)

NSC disse...

E vou andar a repetir por todos os blogs onde andares a repetir a mesma coisa por palavras diferentes. Pelo menos poupo tempo.

Pedro disse...

Foda-se...para stalker ao menos podias ser uma gaja boa.

Nem nesta merda tenho sorte...raios!!

Carla disse...

O problema do JJ reside, claramente, naquilo que ele pede aos jogadores mas é ele próprio que não tem, e que é o seu grande calcanhar de aquiles: Inteligência Emocional.
Evidência grande descontrolo emocional durante os jogos para gáudio de uma plateia, que não se apercebe que um treinador de top nunca pode ser aquilo.
O que uma equipa necessita é de um treinador que demonstre dominar todas as situações (boas e más) e denote auto-controlo. Ora o JJ é um mister de euforias e pânicos.