29 julho 2013

Carta aberta ao Presidente Luís Filipe Vieira

Presidente,

Nota prévia:
Não sou dos que o condena à partida por ter sido amigo do Pinto da Costa, as amizades não podem nunca definir quem quer que seja muito menos a nível profissional.
Não sou dos que o condena à partida por ter sido ou não sócio deste ou daquele rival.
Não sou dos que o condena à partida, ponto.

Quando chegou ao Benfica este clube estava em fase de recuperação. O Presidente Manuel Vilarinho (com a sua ajuda sim) tinha já endireitado esta paixão de milhões e parecíamos seguir o caminho certo. Pouco depois foi altura da saída de Manuel Vilarinho, o Presidente foi então o seu sucessor natural.

Manteve a luta estrondosa pela recuperação do clube, ajudou na construção do novo estádio e do centro de estágio do Seixal. Isto tudo foi muito importante para o clube e para a sua renovação.
Renovou as Casas do Benfica de Norte a Sul e inaugurou pessoalmente grande parte delas. Algo que mantém a mística espalhada fora de Lisboa e claro, lhe dá um número de votos considerável na altura das eleições.
Construiu o fantástico Museu Cosme Damião que era essencial porque somos dos clubes com mais história e sucesso do mundo, nada como expô-la e condecorá-la desta forma.

No entanto, todo este esforço não está a reflectir-se em títulos e há uma falange relevante de situações estranhas no que toca à sua gestão, que suscitam dúvidas e desconfiança. Não podemos olhar para isto de forma arrogante nem com desleixe, isto porque os 83% de votos não reflectem de todo 83% dos adeptos nem sequer dos sócios.

- O Presidente que mais anos esteve à frente do meu Benfica, não pode ganhar apenas 2 títulos nacionais.
- O Presidente que construiu um Centro de Estágio que está agora a dar frutos, não pode ter 2 jogadores das camadas jovens no plantel principal. Não pode comprar autocarros de estrangeiros sem qualidade para tapar as vagas aos outros miúdos que estão a querer aparecer.
- O Presidente que diz à CMVM que vendeu o Roberto e depois afinal não foi bem assim, não pode de todo ficar calado sem comentar a situação, está a integridade do meu clube em causa e não admito que ninguém se sinta acima dela.
- Temos 100 jogadores assalariados, contratamos mais e mais... que fazer aos outros? Não há espaço para todos e não estamos a tirar proveito nenhum desse excesso, nenhum!
- Porque é que a sua aposta no Jesus parece tantas vezes algo pessoal e não algo que protege acima de tudo os interesses do meu Benfica?
- Como justifica o excesso de poder que o treinador tem na estrutura "derretendo" qualquer dirigente que apareça no meio... Começando com Rui Costa, acabando agora no Carraça.
- Porque é que não temos oficialmente uma claque mas depois há apoios às mesmas? Porque é que não assumimos algo controlado para termos, como quase todos os grandes clubes, uma claque oficial já que essa mesma claque vai a TODO o lado acompanhar os jogadores e dar todo o apoio necessário?
- Porque é que nunca aparece em público a defender um ataque cerrado a membros do staff por parte da comunicação social? Seja ele o Treinador ou algum jogador?
- Eu sou um grande crítico do Jorge Jesus em algumas matérias, mas ele tem estado sempre sozinho, para o bem e para o mal... Tem de dar a cara por tudo. Onde está o Presidente para oferecer o peito às balas mostrando que está ao lado das decisões que o clube aos olhos do público está a tomar?

Os Benfiquistas precisam de perceber que o Presidente está categoricamente a querer defender o clube e não apenas a sua fortuna pessoal como tantos apregoam.
Os Benfiquistas precisam perceber que quando o óbvio está errado, que assuma esse mesmo erro! Seja ele o "tapar" de jovens jogadores, seja ele a dívida absurda que não pára de aumentar, seja ele a decisão menos conseguida desta ou daquela estratégia de gestão.

Estou farto do quase, estou farto do "estamos a crescer"... O Benfica sempre foi gigante e antes do Presidente chegar tinha já sido "N" vezes MUITO maior do que é hoje em dia.

Não quero que o meu Presidente se ache maior que o Benfica, nada neste mundo o é... Por isso preciso que prove ao mundo que quem pensa isto de si está errado,
que quem pensa que só anda a comprar estes jogadores para meter dinheiro ao bolso está errado,
que quem pensa que os negócios com o Atlético de Madrid estão directamente ligados aos seus negócios pessoais com a construção da cidade desportiva está errado,
que quem pensa que o Jesus não é um meio para atingir um fim pessoal (novamente de enriquecimento) está errado,
que quem pensa que o facto do seu nome passar de desconhecido a "Top 15 das pessoas mais ricas em Portugal" tem tudo a ver com os negócios que envolvem o meu Benfica está errado,
que quem pensa que dá luz verde ao Jesus para menosprezas as jovens promessas está errado,
que quem pensa que o Jesus tem mais poder de decisão no que toca ao absurdo de contratações está errado,
que que pensa que quando você sair do Benfica isto vai ficar pior do que estava está errado.

O Benfica precisa de transparência e de clareza em todas as ações que toma.

Quero que tenha uma coisa em mente:
- O Benfica não é seu e é por isso que tem a obrigação de nos esclarecer e de deixar tudo o que se passa no nosso Benfica bem claro.

Cumprimentos e viva o Nosso Benfica.

12 comentários:

NMO disse...

Bow and (out)standing ovation..

Deusébio disse...

Parabéns,
Concordo a 300%.
São as palavras de um Homem ama o Benfica.
Abraço e Viva o Nosso Benfica

Luciano Silva disse...

Talvez um dia tenhas as respostas para essas perguntas. Mas elas virão das entidades judiciais e nunca do teu presidente.

71460_5/8 disse...

por mais que o LFV e os restantes membros da direcção esclareçam há sempre quem não queira ouvir/ler...

CondedeVimioso disse...


A lista é longa mas isto é só a décima ou centésima parte.

A verdade é que nem mesmo os mais indefectíveis de Viera deixam de se auto-questionar sobre o caminho que está a ser seguido e que trás muitos Benfiquistas apavorados.

O que me admira é que perante um passado muito discutível muitos Benfiquistas só ao fim de tanto tempo tenham parado para pensar.

Também a minha experiência me diz que esta gente só corrida abdicará.

Espero que não seja tarde demais.

David Duarte disse...

"por mais que o LFV e os restantes membros da direcção esclareçam há sempre quem não queira ouvir/ler..."

Faça là o favor de me iluminar!

heterosapiens disse...

Shotor, eu apoio o envio em formato abaixo-assinado e de bom grado me desloco a um local combinado a fim de assinar.

Clap clap!

dzgfsdgsd disse...

Excelente carta.

Está ai praticamente todas as perguntas que eu também gostava de ver respondidas.

Vou partilhar, porque acho mesmo importante a sua leitora.

Pedro disse...

Ui...o que foste fazer. Os avençados vão chegar em força, prepara-te.

Sobre Vieira iremos saber tudo quando ele sair de lá. E depois vamos ver onde estarão todos aqueles que poluem os blogs na defesa cega de Vieira.

Pedro Nunes disse...

Apenas lamento que estas questões não sejam respondidas.
O bem, e foi muito, que LFV fez e faz pelo nosso Benfica não lhe permite arrogar-se dono do Clube e não falar claro com os sócios. Este caso Roberto é de bradar aos céus pela forma como nos atiraram areia para os olhos.
A obra, grandiosa, feita não poder deixar turva a sua gestão e tornar o Presidente do Maior Clube de Portugal uma pessoa arrogante e inacessível.

Pulha Garcia disse...

Totalmente de acordo e ainda acrescento:

o que é que falta para termos uma estrutura de futebol forte, exigente que acompanhe (e discipline) os jogadores, mantenha a exigência e o trabalho árduo durante a semana? Porque é que símbolos do nosso clube como o Mozer, o Isaías ou o Álvaro Magalhães não acompanham mais a equipa e os jogadores?

Temos uma estrutura de futebol insuficiente, pouco exigente, pouco ambiciosa, com malta demasiado branda. Shéu Han por exemplo se ganhar um destes dias o Nóbel da Paz não ficaria admirado.

Abraço e saudações de glória.

lawrence disse...

Preocupações e formas de as abordar com que concordo plenamente.
E só quem não seja verdadeiramente Benfiquista e, por consequência, democrata, não estará de acordo que se questione quem está onde está por via de eleições!
VIVA O S.L.B.!!