06 setembro 2013

O Estado do Benfica - União é Essencial (lá vai texto grande!)

Em conversa com um amigo apercebi-me que, embora pareça, o gajo não é nada parvo.

Assim sendo queria retratar aqui um pouco do que foi falado com base numa conversa sobre o meu último post. Isto até parece um discurso que por vezes ouvimos no próprio Benfica, na direcção e afins, mas é um adepto como nós que sente isto como nós e que estruturou o raciocínio de forma a que valesse a pena trazer-vos.

Ele votou no Vieira mas não é por isso que deixa de pensar por ele, que não deprimiu depois do final da época passada e que acha que está tudo bem. Contudo, nós Benfiquistas estamos a poupar trabalho aos nossos adversários, viramo-nos contra o próprio Clube e num ano em que a união deveria ser a pedra de toque, tudo está mal...

Quem alimenta isto? Simples: os direitos televisivos. Não, não endoideci e não, não me tornei cabalista... Mas a verdade é que os órgãos de comunicação social mais não fazem do que pescar opiniões nos blogs (principalmente anti-Vieira) para depois mascararem textos de propaganda em notícias, alimentado a divisão dentro dos Benfiquistas. Senão vejamos, à boleia do meu texto, alguns exemplos:

- Renovação de Jesus: criticou-se durante semanas o atraso na renovação; quando se percebeu que afinal o acordo tinha sido depois da meia-final da Liga Europeia criticou-se a pressa em renovar; depois criticou-se a renovação (devido às derrotas) e hoje em dia critica-se o não despedimento, faz sentido?!

- Nº de jogadores: o Benfica limpou a sua folha salarial em 35 jogadores, mantendo 50% do passe e assim garantindo eventuais mais-valias em transferências. A Bola tinha feito capa dos 104 jogadores (colocando lá juniores e juvenis com contratos de formação), mas viram alguém dar destaque a esta promessa cumprida? Nem eu! Pelo contrário, o Ricardo do Ontem Vi-te escreve um texto dos milhões emprestados (com razão) e no dia a seguir o diário de notícias faz uma "notícia" dos milhões a voar em empréstimos... O Iturbe, Tiago Rodrigues, Fucile (época passada) ou os milionários dispensados do SCP não mereceram esta atenção, foram até vistos como grandes negócios!

- Direitos televisivos: que órgão de comunicação social reforçou a coragem, o profissionalismo, a competência e o arrojo da decisão em relação aos direitos televisivos? Nenhum! Deram mais destaque às eventuais parcialidades nas repetições (a sportv é absolutamente parcial), aos conflitos entre jogar com clubes e comprar-lhes os direitos televisivos e, pasmem-se, até começaram a falar do descontentamento dos Benfiquistas em perderem conteúdos do Clube... 
O presidente prometeu o 2º canal mas isso passa ao lado... Ninguém comenta que isso é porreiro!

- Portugueses na equipa: o Benfica tem o mesmo nº de Portugueses que o SCP e mais que o fcp, contudo as "nações unidas" e outras expressões parecidas só se colam ao Benfica...

- Arbitragens: como é possível toda a blogoesfera idolatrar o RGS (que admito ter um papel importante mas não como indivíduo, não se iludam) pelos ataques à arbitragem e criticar o Presidente do Benfica por não falar de arbitragem? Está tudo louco? Não fazem eles parte da mesma Direção? Tal como aconteceu com os direitos televisivos, não fará esta atitude parte de uma estratégia que permite ao Benfica exigir o que tem a exigir em sede própria, mas ao mesmo tempo criticar publicamente (sem ser o Presidente) os erros dos árbitros?

Estamos num momento muito delicado da história do Benfica e se continuarmos na postura que tentei retratar, vai ser difícil triunfarmos. Ficamos muito fodidos por ter perdido tudo o ano passado, mas estivemos lá porra! Estivemos lá e aprendemos com os erros, por isso é que este ano ninguém saiu...Por isso, é que contrariamente ao que muitos auguravam os craques ficaram, mais craques foram contratados e, reparem, só Siqueira chegou tarde! Todos os outros jogadores que se vão tornar estruturais no Benfica estavam fechados desde Janeiro... Mas, mesmo assim, isto é preparar mal a época...

O Benfica vai ganhar, tenho essa confiança, mas estamos a roer-nos por dentro e não podemos deixar que isso aconteça! 

O Presidente prometeu, publicamente, 2 coisas essenciais: direitos televisivos e o 3-1-50! em relação ao primeiro ponto estamos conversados e, em relação ao 2º, já atingimos a final europeia (que ele alterou o objetivo na última entrevista para ganhar, porque não chega ir à final e isso acho que foi mau porque de facto parece-me muito difícil de cumprir), sobre os títulos nas modalidades creio que estamos conversados e é possível vencermos 3 títulos nacionais no futebol. Ok, difícil? Sim! Mas bora lá acreditar em vez de SÓ dizer mal... Eu sou um crítico que vocês conhecem mas era o que faltava só ver o copo meio vazio! 

Além do Livro de Reclamações há agora o Livro de Elogios... Bora usar uma vez ou outra?

30 comentários:

Draco disse...

Totalmente de acordo!

Gil Monteiro disse...

Quando falo em Carneiros, é por isso mesmo, por reparar que não há elogios NENHUNS na comunicação social ao Benfica e não compreender como é que bons adeptos vão atrás disso...
A comunicação social já nos deu como campeões e não o fomos, o Porto começou a época e já era dado como campeão pelos jornais e nós, adeptos, vamos atrás, cedemos e ficamos descrentes porquê? 5 pontos? O Porto empatou em Alvalade e na Madeira o ano passado, porque é que não o vai fazer este ano? Porque é que não lhes podemos ganhar mais 3 pontos no mínimo? TEMOS UM GRANDE PLANTEL! Precisa da confiança e nunca me vou esquecer do 1º jogo de JJ no Benfica, 1-1 com o Marítimo na Luz e no fim, PALMAS, APLAUSOS DE PÉ! Resultado: Campeões...

pge disse...

Foda-se mas é assim tão dificil perceber isto?

Mas porque caralho o teu amigo votou Vieira mas "é um gajo que pensa pela cabeça dele"? Mas são os Anti-Vieira que são lucidos e independentes? Nota-se diariamente isso por acaso.

Mas qual é o interesse em passar meia época a malhar num treinador chamando-o de tudo e mais alguma coisa como foi o caso do ano passado, ainda por cima com a equipa sempre na liderança e sempre a ganhar?
São estes os lucidos e que pensam pela sua cabeça?
Das duas uma, ou não é verdade ou a cabeça não é grande merda.

Mas alguém que não fosse anti- vieira ou anti-jesus, deixou de respeitar as opiniões dadas no final de época, que pediam a saída do treinador. Porquê? Porque o final da época é q é a altura pra descarregar tudo, digo eu. Estes eu respeito, os outros q vão pro caralho.

heterosapiens disse...

"Mai nada"

nonameslb disse...

A pouco e pouco a blogosefera vai ao encontro da verdade e tambem de aquilo que eu sempre pensei, nem tudo esta bem mas tambem andar a malhar em tudo o que se faz e estupido e hipocrisia porque hoje critica-se um sentido amanha critica-se o contrario. Eu nao tenho duvidas que isto e tudo orquestrado por a merda de imprenssa desportiva que temos em Portugal,mas estejam preparados que vai continuar a pouca vergonha pois nunca vao perdoar ao Vieira a passagem dos jogos para a BenficaTV. So nos resta a nos continuarmos a apoiar nao cegamenta mas quando for justo.

Manuel disse...

O melhor post que fizeste na tua vida.
Isto é tão claro que até um camelo, aqueles simpáticos ruminantes que comem tâmaras e só bebem água, o percebe.

Depois há os outros.

Pmorgado disse...

Já tinha conversado algo do género com uns amigos...partilho da opinião e assino por baixo..

The Shadow disse...

Explica lá essa de ter o mesmo numero de portuguêses que o SCP se fazes favor...

JAraújo disse...

Incrível como o post anterior teve aquele resultado triste. Logo um texto em o qual eu me identifico e esperava que pudesse provocar uma reação completamente diferente(oposta).

Pedro disse...

Enfim...

HPereira disse...

Ui! Afinal está tudo bem e eu ainda não me apercebi!

Mas de facto o Jesus já tinha vindo dizer que estar com 5 pontos de atraso para o Porto em 9 possíveis era "normal".

O Benfica tem tantos emprestados como o Porto, por isso ter um jogador como o Jara que custou 5,5 Milhões emprestado dois anos consecutivos não é problema.

O Benfica limpou os quadros em 35 jogadores por isso ter mais de 70 com contrato profissional (relembrar Yannick Djaló) não é problema.

O Benfica tem mais portugueses no plantel que o Porto por isso o facto de só o Josué ter mais minutos na liga que todos os jogadores portugueses do Benfica juntos não é problema. Afinal de contas temos o Paulo Lopes...

É claro que quem está errado é quem critica!

Não estou a dizer que é tudo mau, mas isso também é impossível.
Agora não me peçam que só porque vejo o Benfica no canal de clube, feche os olhos aos problemas...

francis disse...

Se no ano passado com a mesma equipa jogamos ao nível que jogamos este ano com a equipa reforçada acho que deviamos e podemos fazer melhor, agora está tudo à espera de um mau resultado para colocarem tudo em causa. Basicamente somos nós que colocamos a pressão na equipa e por consequência tiramos pressão aos adversários. Acho que nós somos benfiquistas não somos vieiristas nem jesuítas por isso devemos apoiar os jogadores e puxar por eles (desde que eles façam por isso).

Mt bom post. Grande conversa de benfiquistas.

Manuel disse...

Em casa em qeunão há pão, todos ralham e ninguem tem razão. O Sporting tem vivido assim nos ultimos anos, batiam e discordavam por tudo e por nada, agora como acalmou um bocado viram-se para outras paragens...basicamente é onde cheira a sangue.

Sísifo disse...

Basicamente, eu quero saber de resultados (e tb da forma como se obtêm, para não ser à «la peidoso»)... E nesse capítulo, a nível de Liga, estamos em 1 em 4, a caminho do 1 em 5, quando deveria estar 3 em 4, quando muito 2 em 4...

Salvam-se as ligas da minha mulher...

O resto - o apoio e tal -, com certeza... mas apoiar o quê? Uma pré-época miserável; um jogo com o Marítimo deplorável; com o Gil Vicente a caminho do descalabro; com a equipa onde alinha a titular o Wilson Eduardo... um empate e um jogo dominado pelos miúdos do Jardim...

Porém, daqui a 4 meses, lá virão buscar o dinheirinho de 3 sócios cá em casa...

Luciano Silva disse...

Ui, isto está pior do que eu pensava.

B., estás a gozar, não? A sério. Estás a gozar?

Mais de uma década depois, com resultados desportivos miseráveis (o sporting têm tantos títulos como nós...), com uma dívida colossal (neste momento superior à do real madrid), em que se fazem empréstimos para pagar outros empréstimos, e mesmo assim contrata-se tudo o que dê um pontapé na bola, desde que dê comissões...

Mas isso não interessa nada, porque ficamos à frente do sporting, é isso?

Oh pá, a sério... mas o que é isto? O Benfica está reduzido a isto?! Cum caralho, putos que não sabem o que é a glória!!!

Magro vai ao ataque disse...

Tu achas que o benfica vai começar a jogar mais e a ganhar mais títulos se:
- não se souber em que dia renovou o treinador (wtf?).
- se os jornais discutirem o nº de jogadores e empréstimos dos 3 grandes de igual forma (como se a bola não passasse a vida a malhar no Porto). Imagino os jogadores apavorados em campo por pensarem que a imprensa não trata os empréstimos de forma imparcial!
- se as repetições agora passarem a ser imparciais do teu ponto de vista: já tinha visto e ouvido tudo, menos a teoria de que a transmissão televisiva influencia o desempenho da equipa em campo (quero imaginar um jogador frustrado porque a linha do fora-de-jogo na repetição está torta...)
- se se falar no número de portugueses na equipa como deve ser: apesar de na equipa titular o benfica ter 0 ou 1 (Amorim, que não é titular), apesar do Sporting na equipa titular ter 6 (Patrício, Cedric, André Martins, William Carvalho, Adrien e Wilson Eduardo), apesar do Porto ter na equipa normalmente 2 portugueses (ultimamente Josué e Licá, no início Varela e Licá). Apesar destes "se's" todos, consegues concluir que há um tratamento injusto........
- se a estratégia de críticas à arbitragem for aceite pela... blogosfera?!?!? Aqui é isto: LOL!!!

Isto é o resumo do que tu achas que deve ser feito para ganharem títulos. E um resumo bem real do que pensa a nação benfiquista. Acham que vão lá assim? Really?

Gil Monteiro disse...

HPereira, o walter custou 6M por 80% do passe e nunca ninguém falou ou criticou o Porto por isso, estou só a dizer...
Magro vai ao ataque, não, não vai ser assim que vamos ser campeões, vai ser a assobiar e a cantar "uma vergonha!", FINALMENTE UM ILUMINADO COM A SOLUÇÃO!
Foste buscar o segredo ao Bayern este ano não foi?
Santa ignorância de pessoas que não percebem que sem apoio durante os 90 min que vamos ganhar ZERO e que no fim a culpa é do Jesus e do Vieira...
Quantos pontos fez o campeão do ano passado no Caldeirão da Madeira e em Alvalade? Alguém me sabe dizer? É que deve ter feito 6 pelo que vejo nos adeptos do Benfica

Gil Monteiro disse...

"com o Gil Vicente a caminho do descalabro", exacto...

"Com justiça, diga-se, depois de um jogo em que o Benfica se fartou de atirar bolas à baliza de Adriano. Apesar disso, os jogadores encarnados mostraram-se nervosos na altura do remate e com pouco discernimento na finalização.(...) Tanto bateram... que a defesa quebrou nos descontos. Primeiro Markovic, na estreia na Liga, a fazer um golo (92) em bola corrida, após passe de Djuricic. Depois Lima aproveitar um cruzamento de Sulejmani da direita para encostar para a reviravolta (94). Jesus apostou nos sérvios e ganhou."

"Em toda a primeira parte, foram três as boas ocasiões de golo do Benfica. Primeiro por Nico Gaitán, na marcação de um livre à entrada da área, com a bola a bater no poste de Facchini. E só perto do intervalo voltariam a conseguir. Aos 41’, Gaitán, depois de a bola ‘saltitar’ na grande área, atirou ao lado. E só aos 43’, o Benfica das boas jogadas deu o ar da sua graça. Encostado à linha latera, Rodrigo serviu Gaitán, que se desembaraçou de dois jogadores do Gil Vicente, cruzou tenso para a área, num cruzamento que encontrou Lima. O brasileiro, em posição frontal, bateu mal na bola e atirou por cima. O camisola 11 ainda viu um cabeceamento sair ao lado, de novo por passe de Gaitán.
Contas feitas, os 66 por cento de posse de bola dos encarnados obrigavam a que a equipa tivesse conseguido mais na primeira parte.(...) Já com Markovic em campo por troca com Salvio (depois Jesus fez sair Rodrigo e Gaitán para a entrada dos outros sérvios Djuricic e Sulejmani), aos 63’, Luisão foi servido pelo camisola 50, cabeceando ao lado. Aos 67’, Garay cruzou, mas Rodrigo cabeceou por cima. Era o calvário para o Benfica, que não via a bola entrar na baliza."

Quantos portistas criticam o Porto por ganhar à rasca? Eu não conheço muitos, mas nós sabemos! E temos adeptos que querem ganhar e que percebem milhões de tudo, que vão buscar o Porto como exemplos de 1500 coisas mas que, não olham para eles quando apoiam a equipa SEMPRE! Quando a equipa empata no Marítimo e fica atrás do Benfica e, por estranho que pareça para o universo de SABE-TUDO, anti-vieira e donos da razão, estavam lá, no Dragão a não assobiar, a apoiar e a gritar pelo clube deles que, acabara de perder pontos no Marítimo sem jogar nada e a falhar penalties, mas os sabe-tudo terão sempre razão, será com assobios e fdps e vergonhas que vamos ganhar o campeonato xD

DeVante disse...

Quem não perceber o papel das televisões na decisão do campeonato, no ruído, condicionamento e branqueamento das arbitragens, onde se amplificam uns e omitem outros é porque, ou é distraido, ou é parvo.

Influência Arbitral disse...

Excelente "post", finalmente alguns perceberam que só um clube único pode vencer está liga.

Para se ter sucesso é necessário haver equidade competitiva.
o Benfica já perdeu 22 pontos diretamente, por um último golo sofrido de pénalti ou por um golo sofrido após ter ficado em inferioridade numérica.

Sabemos que os penaltis e as expulsões fazem parte do jogo!

A diferença é que "O Rival" ... não perdeu nem um único ponto, diretamente, por um último golo sofrido de pénalti ou após uma expulsão ... nos últimos ... 150 jogos!!!!

Isso mesmo: em 5 épocas (inteiras) nem uma decisão arbitral desfavorável que tenha provocado, diretamente, a perda de ... um único ponto!

Trata-se - estou certo - de um record mundial!

Será que os maiores (Guardiola, ou o Mourinho) teriam conseguido recuperar esses 22 pontos de desvantagem direta de decisões arbitrais e ainda assim conquistar mais pontos que "o Beneficiado", isto é, mesmo sofrendo mais 6 penalti e mais 16 expulsões contra nesses 150 jogos.

Joao disse...

Só uma pergunta, este ano o Benfica não teve necessidade de vender os melhores jogadores ? A ideia que vai passando ao longo dos anos é que tanto Benfica como o Porto têm de realizar mais valias em jogadores na ordem dos 30 milhões de euros para assim equilibrarem as contas. Se não me engano não há muito tempo Luis Filipe Vieira disse no jornal A Bola que a expectativa era de gerarem cerca de 75 milhões de euros em vendas de jogadores....



Nuno Pinho disse...

O comportamento ansioso e mesquinho (não confundir com crítico) dos benfiquistas já se arrasta desde o desaire frente ao Estoril. É bom que tomem consciência que não ajudam a equipa a alterar o rumo com esse comportamento. Parabéns pelo texto!

M. disse...

Na contagem de portugueses vale brasileiros e espanhóis? ;)

Unknown disse...

Portgueses no plantel principal do slb:

- Paulo Lopes
- Steven Vitória
- André Almeida
- Silvio
- Rúben Amorim
- André Gomes

(como não somos mais papistas que o papa, esqueçamos Martins, Yanick e Mika)

fcp

Josué
Ricardo
Licá
Varela

(nem existem casos para sermos mais papistas que o papa)

scp

rui patricio
cedric
vitor
andré martins
william carvalho
wilson eduardo

(se quisermos ser mais papistas que o papa: diogo salomão e joão mário)

Agora é só contar!!!

Afinal o Gordo até sabe umas coisas...

o problema dos comentadeiros é que têm a cabeça feita com pré-concecpções e nem se deram ao trabalho de os contar...

e não me venham com as merdas dos titulares porque nestas equipas é titular quem trabalha mais e tem mais qualidade...

simão

João Tomaz disse...

No seguimento do post...
http://pelicanobenfica.blogspot.pt/2013/09/sobre-essencialidade-da-uniao-dos.html

Pmorgado disse...

Ao Benfica falta uma coisa..Confiança..

...MCM... disse...

"o Benfica tem o mesmo nº de Portugueses que o SCP" ???? Menos...não vale tanto para tentar manter a calma e a paz!

Mas, não sendo benfiquista, concordo que (desculpem) foderam muito negócio com os vossos direitos desportivos. O vosso canal e ainda por cima tendo comprado a liga inglesa (a melhor de LONGE) (desculpem) foderam ainda mais um pouco a SportTV e todos os seus interesses & negócios.
Bem-haja...

Miguel disse...

Num blog que acho muito interessante, com uma piada do Car*** e que gosto de ver, de vez em quando sai um pérola:

"- Portugueses na equipa: o Benfica tem o mesmo nº de Portugueses que o SCP e mais que o fcp, contudo as "nações unidas" e outras expressões parecidas só se colam ao Benfica..."

Pois, é a tal merda de tapar o sol com a peneira ... e qts jogam????

The Shadow disse...

Simão Monteiro deixa-me corrigir-te.

Portuguese no SCP:

-Rui Patricio
-Cédric
-william
-André Martins
-Adrien
-Vítor
-Wilson Eduardo

Todos os jogadores(7) acima referidos têm grandes hipotese, não só de jogar, como de fazer parte do onze inicial.

Portugueses no slb:

-Paulo Lopes
-Steven Vitoria
-Sílvio
-André Almeida
-André Gomes
-Rubén Amorim

Destes jogadores acima referidos(6) apenas cerca de três, têm hipotese de jogar(Sílvio, André Almeida, Rubén Amorim), sendo que, em condições normais nenhum deles será titular.

Para terminar só dizer que o SCP tem na equipa B jogadores como Esgaio, João Mário, etc, que têm muito mais probabilidades de jogar do que os Carlos Martins, Yannicks e Mikas desta vida.

SL

DeVante disse...

E acrescentar que fora Patrício nenhum jogador português a jogar em Portugal teria lugar no onze do Benfica? Pois...