21 fevereiro 2014

Jorge Jesus - Mão à Palmatória

Nota Prévia: Da mesma forma que lhe aponto todas as qualidades que tem quando o critico, não me esqueço dos erros e dos problemas que apresenta ano após ano quando o elogio.


O Jorge Jesus é um Treinador incrível. O Jorge Jesus tem qualidades nalguns momentos do jogo que pouco se vê na Europa do Futebol. O Jorge Jesus sabe de Futebol como muito pouca gente e as suas equipas taticamente são simplesmente soberbas.

O Jorge Jesus erra ano após ano na gestão, nas teimosias épicas e na facilidade com que se incompatibiliza com alguns jogadores. É uma besta na forma mas não o é no conteúdo, ou seja, refila de forma ridícula com os seus jogadores não sabendo que alguns reagem de forma diferente de outros, mas o porquê desse "refilanço" é sempre bem visto, é sempre válido.

O Jorge Jesus parece todos os anos que vai partir a corda, que já não vai ser a mesma coisa, que já não vai dar outra vez, mas depois recupera SEMPRE a equipa... é incrível... Esse trabalho este ano parecia impossível, parecia que ninguém seria capaz de recuperar uma equipa que perde tudo nas finais do ano passado, que regressa com uma derrota e que parece mais apática que nunca...

O ciclo tinha de facto acabado (continuo a achar o mesmo) mas ele respondeu de forma categórica com uma equipa a crescer e a tornar-se novamente demolidora. Uma equipa que é das que melhor defende na Europa com poucos jogadores (como ele em tempos disse, defender com muito é fácil... difícil é defender com pouco), uma equipa que não deixa o adversário respirar e que tem movimentações muito bem trabalhadas e difíceis de parar, que tem processos bem conseguidos e que fazem alguns jogos parecer mais fáceis do que realmente são.

Nunca pensei que ele conseguisse recuperar uma equipa que ele próprio esgotou, que ele próprio não conseguiu conduzir a títulos na época passada embora tenha chegado às decisões todas (exceto Taça da Liga).

Provou que merece o nosso apoio incondicional até final da época, foi criticado por muitos e todos lhe escreveram um autêntico Requiem (eu incluído), mas a verdade é que a corda esticou mas voltou a não partir e parece ter engrossado mais que nunca. Grande trabalho.

Muitos (ou quase todos) os problemas do Jesus surgem de um excesso de poder que é culpa da estrutura onde está inserido. Assim sendo, se alguma corda tiver que partir que não seja a dele, o trabalho apresentado depois de um péssimo momento merece toda a confiança e apoio para avaliarmos os sucessos ou insucessos no final desta época.

Os enormes vêem-se nas más fases e o Jesus recuperou um Benfica que parecia destruído mentalmente. Grande trabalho e os meus sinceros Parabéns.

Agora? Agora é continuar e espero poder festejar no Marquês em vez de só reservá-lo para depois não aparecer (coisa de rico como fazem os Abramovich's quando reservam restaurantes inteiros e almoçam no iate).

11 comentários:

doneri disse...

Não há qualquer dúvida que Jesus mete as equipas a jogar bom futebol, tem sido assim, mas estamos em Fevereiro e eu já vi este filme, pouco me interessa que joguemos bem á bola se ano após ano vacilamos nos momentos decisivos.

Sei que o aconteceu o ano passado acontece uma vez de 50 em 50 anos, mas fodasse, não posso dizer que esteja confiante ou que a merda do min 92 não esteja presente na minha cabeça.

Para elogiar assim o Jesus preciso de o ver a ganahr no final da época.

Rusty Ryan disse...

Não concordo. Dar a mão à palmatória quando (ainda) não ganhamos nada, penso que é um pouco precipitado e é fruto do sentimento que temos quando ganhamos tudo está bem.
As duas últimas épocas obrigaram-me a ser mais prudente, quando tudo se resume a uma coisa: quem ganha é que interessa.
Posto isto, veremos em Maio o que acontece.

B. disse...

Foi precisamente por isso que escolhi esta altura: Nada do que eu disse pode perder ou ganhar valor em caso de vitória ou derrota final. No fundo o que disse sinto-o independentemente do que acontecer no final da época: Ele de facto é um grande treinador e conseguiu o que ninguém imaginou, que foi recuperar uma equipa perdida. Agora se ganha, serão outras núpcias.

POC disse...

Tudo muito bonito, só que excepto escreve-se com P.

(o Benfica é realmente das equipas que melhor defende e melhor se apresenta tacticamente)

Ricardo disse...

Que caralho de basófia! Chiiiuuuu! Não acordem o gajo que ele vem cá ler esta merda!

lawrence disse...

Ejaculação precoce, B!
Digo isto ao mesmo tempo que confirmo que fui a favor da continuação do homem esta época!
Claro que foi ali uns dias antes de toda a derrocada no final da época!
Ou seja, para mim, um "déjà-vu"!
Podes ter o melhor arroz, o melhor leite, o melhor limão e a melhor canela mas se não tiveres açúcar, lixas o arroz-doce!
E eu não como segunda dose de arroz-doce sem açúcar!

Ai Vale Bujas disse...

fico mesmo muito feliz (sem ironias) quando começam a reconhecer o valor que o homem tem. Ele pode falhar este ano novamente ( pode acontecer, o campeonato está muito aceso e o Porto tem alguns jogadores a evoluir de forma (Herrera) ), mas o talento que ele tem para o treino é dele, não foge. Ele conquista os jogadores no Seixal. A direcção do Benfica cria-lhe problemas ano após ano e ele resolve-os até ao limite. Nunca vi nenhum treinador extrair tanto duma equipa. Há é muita gente com opinião sobre o Benfica, que na hora da derrota se esquece que o principal demolidor de conquistas tem sido Vieira. Jesus, o mestre das obras, vê - muitas vezes quando menos se espera - todo o castelo que construiu a rolar montanha abaixo com mais uma venda ou com mais um camião de egos despejado para dentro do seu balneário.

Pulha Garcia disse...

Concordo com tudo. Sobretudo na parte de faltar uma estrutura competente à sua volta. Desse ponto de vista, acho Vieira muito mais culpado dos nossos insucessos do que JJ.

Já agora, eu sempre defendi o JJ. Estive em Amesterdão, no Jamor, etc vi com muita dor o final da época passada. E a todos os que pediam a cabeça do JJ eu repondia "ok, tudo bem, mas para vir quem para o lugar dele?". É que eu quero um Benfica de ataque, com dois avançados, só um trinco, laterais ofensivos. De Quiques e Fernando Santos estou eu farto ...

Abraço glorioso

joão carlos disse...

quanto ás qualidades e defeitos do homem acho que acertas-te em cheio.
estas certo quando dizes que os defeitos derivam do excesso de poder dele mas esse excesso de poder foi uma exigência dele após ter sido campeão se não lhe tivesse sido dado esse poder ele tinha saído após o primeiro ano.
quanto ao resto é ainda demasiado cedo e considerando o que se passou nos dois últimos anos então é como se estivéssemos no inicio da época.

moskow disse...

portanto tá tudo à espera de ver se ele ganha ou não para dizerem se ele é bom se não?
fdx cambada de atrasados mentais...

Tyler Durden disse...

Boa tarde, texto muito interessante, gostava de saber se posso "copiá-lo" para publicitar no meu blog, creditando-o obviamente.

Abraço