31 março 2014

Quaresma? Não obrigado.

Quem gosta de focas de circo e de grandes momentos de Youtube é alheio a qualquer discussão mais sóbria sobre este jogador. Quem acha que o Futebol é o que ele faz e volta a fazer em todos os jogos, pensará de forma bem diferente da maioria dos grandes treinadores mundiais.

O Quaresma desde que chegou ao Porto conseguiu:
- Marcar talvez uma média de golos superior a qualquer outro jogador da equipa,
- Decidir jogos com aqueles seus momentos de youtube,
- Dar pica ao público que dormia a sesta em quase todos os jogos deste Porto com as suas fintas,
- Eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu.... e a equipa? E se ele decidisse mais vezes pelo passe no timing certo?

Também conseguiu:
- Engolir o jogo (pouco) que o Porto tinha,
- Focar em absoluto as movimentações ofensivas num só jogador,
- Decidir SEMPRE em prol da sua qualidade técnica em vez do pensamento da equipa,
- Condicionar TODO o jogo do Porto,
- Chegar com o Porto em igualdade pontual com o Benfica e estar agora a 15 pontos do líder. A culpa é do fraco rendimentos de TODOS os outros? Ou do exagero de más decisões deste gajo?

O Quaresma tenta demasiadas vezes ser o foco, digo demasiadas porque se fosse um Ronaldo ou um Messi justificava-se o sufoco do jogo canalizado porque são monstros que fazem MESMO a diferença, que marcam MESMO golos suficientes para ser assim e que NUNCA se esquecem da equipa, a decisão que tomam e o risco que assumem é sempre muito bem medido... o Quaresma nunca o mede, assume sempre o risco para seu proveito e depois de 30 trivelas lá mete 2 por ano e fica tudo maluco a dizer que ele é de topo e que devia ir à Selecção...

Por mim, venha o Varela e até o Mané, qualquer um dará mais jeito à equipa que o Quaresma... além de ter de ser a estrela da equipa para render, nunca será um jogador que dá jeito a uma Selecção como a nossa.

Para quem ache o contrário, espero mesmo que continuem a contratar sangue-sugas destas, que o Porto os traga anualmente e o Sporting também.

Deixo uma citação de quem percebe bem mais de bola que eu:

"...a fazer dezenas de remates por jogo, ainda para lá do vértice da área... para 2,3 golos por ano assim. Há quem pense que isto é um predestinado. Mas felizmente também há muitos que percebem que os golões que vai somando não compensam perder centenas de lances de enorme potencial perigoso em tomadas de decisão unicamente centradas no seu umbigo. 


As coisas nunca se explicam de forma demasiado simplista, mas é curioso que antes de Quaresma o FC Porto tinha apenas uma derrota e 9 pontos perdidos em 14 jogos. Depois da chegada do talentoso português, foram mais quatro derrotas e um total de 14 pontos perdidos em apenas 10 jogos, na Liga."

21 comentários:

Kiddo! disse...

Quaresma decide jogos e tal ficou provado no jogo com o Nápoles.
Estar a associa-lo aos golos sofridos ou às derrotas da equipa é ridículo.
Preferir levar o Varela à selecção em vez do Quaresma é hilariante.
Gostar ou não do seu estilo ou admira-lo já é coisa diferente...

B. disse...

Falso... isso é não querer ver Futebol.

Futebol não é passar o Nápoles com um momento de génio... Futebol é minimizar ao máximo o erro forçando a equipa a sair sempre por cima, à semelhança do que faz qualquer equipa do Mourinho ou do Guardiola (os melhores do mundo).

O Quaresma se fintar no 1 para 1 e depois rematar de trivela porque não tinha outra solução melhor? Impecável... O Quaresma fazer isso sem sequer fazer puto de ideia que outras soluções tem porque não quer saber? Errado e é o que acontece sempre.

Mas repito: Quem concorda com estes jogadores, que os continue a contratar e a achar que sem eles estavam pior... pior até que os 15 pontos que perderam desde a sua chegada.

Desde que esse pensamento não chegue ao meu Benfica, está tudo bem...

Kiddo! disse...

Há jogadores que em campo devem possuir liberdade para fintar e arriscar o remate. O Guardiola tinha o Messi. Agora tem o Robben. O Mourinho teve o Ronaldo. Agora tem o Hazard. No Benfica temos o Gaitán.
Dizeres que o Quaresma decide sempre (ou quase sempre) mal os lances é uma questão de opinião tua que os dados desmentem...
Associares os 15 pontos perdidos pelo Porto a um único jogador é ridículo como já disse antes e achar que o Porto estaria melhor servido com "Licás" em vez do Quaresma é triste...
Num ponto acho que concordamos: o gajo é uma besta!

B. disse...

O Quaresma decidir quase sempre mal é estatístico... uma opinião é dizer que estariam melhor pontuados sem ele, mesmo que a jogar sem vídeos no youtube e com jogadores muito menos talentosos.

E aí, embora seja uma opinião, os factos estatísticos jogam a meu favor.

A teu favor só jogam os números do Quaresma, que basicamente anulam os números da equipa onde ele joga...

Repito, continuem com essas focas de circo... Eu próprio vou buscá-los a todos ao aeroporto. É como o Shikabala, esse ao menos tem um Treinador com 2 olhos.

jose disse...

Eu acho bem que continuem a fazer manchetes com "harry potter" e "mustang". Enquanto ele continuar a querer ser um "one man show" e a continuar a descarrilhar o jogo de equipa, melhor para os adversarios. Ha pessoal que gosta do show off (genero Roger "Galera", Quaresma) e ha outros que gostam de jogadores que sejam inteligentes (Ruben Amorin, Lucho). Mas isso sou eu

Kiddo! disse...

Quaresma no Porto:
04/05 44 jogos 7 golos
05/06 39 jogos 5 golos
06/07 36 jogos 8 golos
07/08 39 jogos 11 golos
13/14 18 jogos 8 golos

Para extremo nem está mau...

Kiddo! disse...

Jose, és tu e o Freitas Lobo!
Comparar o Quaresma ao Roger e o R. Amorim ao Lucho não lembra....

Alberto disse...

Não é por acaso que nunca se afirmou em lado nenhum, apesar de toda a qualidade técnica que possui.

Comparar as decisões de Ronaldo, Messi e até do Robben com as de Quaresma é só estúpido.
Não quero este gajo na selecção. Nunca mais me esqueço de um jogo de apuramento para o Mundial de sub 21 em Barcelos, em que tinhamos uma equipa do caralho, e o Quaresma (CAPITÃO!) passou o jogo todo a xutar à baliza em livres laterais.

Acho esta campanha para o levar à selecção ridícula, mas tendo em conta que até o Licá e o Cavaleiro já lá foram, dá para tudo...

Kiddo! disse...

Tenho a dizer-lhe Alberto que não comparei a qualidade do Quaresma à do Ronaldo ou qualquer outro que mencionei. Não deturpe as minhas palavras e antes de comentar leia mais que uma vez se precisar...
Se ajudar, eu apenas escrevi que: "Há jogadores que em campo devem possuir liberdade para fintar e arriscar o remate."

David Duarte disse...

O Quaresma para mim ficou "marcado" num jogo amigavel hà uns anos contra a Italia (selecção que, em conjunto com a França, nunca vi Portugal ganhar).

Foi um lance no final da primeira parte com o resultado ainda em 0-0. Contra-ataque, dois contra um. Quaresma com a bola, defesa italiano a aproximar-se e Ronaldo completamente sozinho à direita. O que um jogador de FUTEBOL faria? Levantava a cabeça, via o defesa a aproximar-se, passava para o Ronaldo.

O que fez a besta de circo? Levantou a cabeça, viu o defesa a aproximar-se e o Ronaldo sozinho, fintou o defesa e fez uma trivela que foi para o caralho.

Gordo, estou contigo nesta. Ter um gajo numa selecção (ou clube) que pensa de maneira exclusiva em si mesmo é intoleravel. Quando resulta é um espetaculo e a verdade, como os numeros do Kiddo mostram, é que até tem resultado desde que chegou ao Porto. problema? é que precisamente a equipa fica reduzida aos momentos em que resulta. Como foi dito : uma derrota no campeonato antes de ele chegar, 5 desde que ele chegou porque, precisamente, o Porto é hoje unica e exclusivamente Quaresma e Quaresma não pode fazer tudo. O pouco de equipa que o Porto era esfumou-se completamente com a sua chegada.

P.S.: Kiddo, comparar Quaresma e Gaitan... a sério, onde andas com a cabeça?!? é verdade que o Benfica depende muito do Gaitan (como depende do Enzo, do Rodrigo, do Markovic... jà estou aqui a fazer uma equipa!), mas o Gaitan tem algo que o Quaresma não tem : uma visão de jogo que beneficia a equipa, que faz jogar a equipa. Quaresma não faz jogar a equipa : joga sozinho.

David Duarte disse...

Ah... o resultado final foi Italia 2-0 Portugal

Kiddo! disse...

Pareço advogado do Quaresma, mas não sou. Apenas estou a defender as minorias étnicas...
A minha opinião sobre o Gáitan: fez-se jogador! No início era uma espécie de Quaresma. Andava a pastar a vaca pelo campo e de vez em quando tentava fazer uma habilidade, mas daquelas que não cansassem muito! Nunca comparei Quaresma a Gáitan! Acho que são jogadores bastante diferentes.Só disse que são estes jogadore que precisam de liberdade em campo para arriscar!

P.S. Aquele falhanço do Gaitan contra o Sporting que nos dava o 3-0 só porque não usou o pé direito e usou o esquerdo de trivela também me está na memória...

Hugo disse...

Eu a pensar que a culpa do mau campeonato era em grande parte do Paulo Fonseca mas afinal era do Quaresma.
Tragam de volta o PF por favor .

Hugo disse...

E daqui a bocado aparecem ai os fanáticos da decisao que amam os Farneruds desta vida

francisco bexiga disse...

Ah, o Qualesma, esse monstro do Frutebol.
Não o queria nem pago no MAIOR.
Quem gosta dele que o enfie onde quiser.

Saudações Gloriosas.

M disse...

o di maria jogava sozinho, enrolava-se sozinho, fazia tudo sozinho...foi ensinado, aprendeu, evoluiu, explodiu no Benfica, é o que é no Real....o Gaitan, mesma coisa (ainda por cá está...), o cigano, anda à anos na mesma merda....muda de clubes (de topo, diga-se), de treinadores, de pais e tipo de futebol e o que é que faz?

2, 3 lances de génio ao alcance de muitos poucos, fode 500 lances à equipa....

pá, eu amei o Isaias lá do alto do velhinho terceiro anel..o Isaias e os seus 300 patardões de força dos quais 5 iam à baliza e eram golos do cacete e outros quase que me acertavam....
mas tenho muitas dúvidas que o quisesse no meu Benfica actual, futebol tem mais 15, 20 anos de evolução....

Joel disse...

Há outro grande problema do porto, que faz uma grande diferença, já não há um Lucho.

jose disse...

Kiddo, nao sou o freitas lobo, nem tao pouco uso palavras bonitas para dizer muito pouco. E sim, o Ruben Amorin , Lucho sao jogadores de futebol, onde as decisoes erradas sao muito poucas . O Quaresma e jogador de bola , que poderia ter sido um jogador de futebol. Porque as decisoes erradas que toma sao absurdamente elevadas. Ha quem aprecie, eu ca nao sou um deles. Opinioes e tal.

Escrivão disse...

Em abono do postadeiro, relembro um lance perto do final em que o dito Quaresma procura cruzar «de tesoura», numa situação em que não tinha qualquer hipótese de sucesso. A bola saiu, calma e sossegadamente, pela linha de fundo.

Fora do âmbito... ontem, vi o «Prolongamento»... O Seara só tem piada quando engendra aquela arrazoado que ninguém entende, ele incluído. O Serrote... é um deleite vê-lo tão aziado e sem argumentação. Estão tão desnorteado como o Pinto da Bosta. O médico está a gozar todo o prato que tem à disposição no que toca aos desastres portistas. Não obstante, continua a ser particularmente saloio na forma como saliva pelo comandante da nau.

P.S. Parece que, no desatino Quaresmal madeirense, quem foi para a rua foi um sujeito nacionalista, que não socialista.

P.S.1. É curioso notar como alguns benfiquistas começam a referir-se ao Rio Ave com um temorzinho na boca. Hã??? A sério? O Rio Ave? É entrar, no domingo, com o rolo compressor em força e cilindrar aquilo.

Joao disse...

Quaresma é um talento e acho que seria uma óptima opção na selecção...

Se tivesse dois dedos de testa e a mesma capacidade de trabalho de Ronaldo e podia estar no mesmo patamar...

Não o vejo como titular, mas tendo em conta que Nani não tem jogado e Varela tem sido algo inútil no Porto pode ser uma boa ideia tê-lo para o que der e vier...




Luis Marques disse...

O Quaresma é burro. Podia estar a jogar em Itália, Inglaterra, Espanha num clube a lutar pelo título se pensasse uma beca.
Só quer ser o maior da rua dele depois deu nisto