01 agosto 2014

Pelas palavras de quem percebe do assunto

Ora, eu não vivo de Futebol nem trabalho na área... mas esta gente é formada no assunto e por isso, não quero que me dêem crédito mas agradeço que os oiçam a eles ao menos...

Tudo o que digo sobre os nossos avançados, agora dito por quem sabe da poda:

LINK (para verem os vídeos)

Texto:

All muscle and no brains. Benfica no ataque.


Bebé, Oliveira, Derlei e Ola John. Foi assim que terminou o Benfica a partida com o Sion. Antes, Jara e Lima.

Retiremos Ola John da equação. Basta vê-lo jogar vinte minutos para se perceber o porquê. Há Lima e Derley também, com perfis muito idênticos. Fazem valer-se das óptimas capacidades físicas. Muita força, alguma velocidade. Mas são também muito bons nas movimentações em ruptura ou apoio, e percebem as suas limitações. Não sendo criativos jogam sempre simples e não condicionam negativamente de forma alguma o jogar da equipa.

Difícil perceber a aposta no perfil de Jara, Oliveira e Bebé. Todos têm características individuais, sobretudo físicas, mas também técnicas, importantes. Porém simplesmente são incapazes de um usar um neurónio que seja. Obviamente que terão sucesso em vários momentos. Afinal não se cansam de tentar, jogando só para si e por si. Qualquer futebolista que em 100 acções procure unicamente a sua notoriedade, ou êxito pessoal, acabará por o obter algumas vezes. A questão é que se nessas 100 acções procurar o que é melhor para a equipa, mesmo que isso seja um simples tocar em quem está de frente, fará com que a equipa tenha os seus êxitos de forma muito mais frequente.

Jara é demasiado mau. Talvez seja injusto apelidá-lo de egoísta ou egocêntrico. Ele é apenas um mau jogador. Não vê nada ao seu redor. E como não vê também jamais perceberá. Há quem goste de ver o estilo de quem pega na bola e avança pelo meio batendo sempre no muro ou na melhor das hipóteses sofrendo faltas que apenas prejudicaram o ataque a quem dela beneficiou.
Veja o golo que marca ao Sion. Nem se pode falar de não perceber melhores opções. Ele nem vê. É um capel do corredor central. É tudo francamente mau no argentino. Futebol da década de oitenta.

Bebé não percebe. Passa-lhe tudo ao lado. Até parece olhar, mas não entende. Não faz ideia para onde ou quando deve soltar. Talvez Jesus o consiga estabilizar e ensinar alguns timings importantes, ou a responder a determinadas movimentações. À data é apenas alguém com traços individuais sem qualquer noção do que é o jogo. É ainda assim, um produto inacabado que urge rever.

Oliveira é pouco dotado cognitivamente e junta-lhe o egoísmo. É uma pena. O que poderia ser o melhor avançado português em muitos anos, porque nos traços individuais é muitíssimo interessante vai deixando passar os anos sem perceber o que deve mudar para se afirmar no futebol.

Apenas dois pequenos exemplos daquele que é sempre o perfil de decisão do avançado

Tocar para quem está de frente e a ver o jogo todo? Nem pensar. É demasiado fácil e as pessoas não tecerão louvores à acção. Melhor sempre fazer uma rotaçãozinha bonita que fique na retina, mesmo que isso retire condições óptimas à situação de jogo enfrentada.

Um lance a mostrar as palavras sobre Derley. Rápido, físico, inteligente a movimentar e simples a jogar. Muito parecido com Lima. E também valerá muitos golos pois é agressivo nas zonas de finalização. E, claro o perfil de decisão de Oliveira. Um misto de egoísmo com incapacidade para fazer / perceber? o que é melhor para a equipa.

2 comentários:

Kiddo! disse...

Vendo as estatísticas dele na época passada até parece ser um jogador interessante... Tem 11 golos marcados no campeonato numa equipa medonha como o Paços!

Djohny disse...

Quem fala assim do Franco Jara tem memória curta ou não percebe nada de futebol. Vejam isto: https://www.youtube.com/watch?v=h0AbZcIbQgc e recordem que na primeira época que esteve no Benfica, e sendo suplente dos então grandes Saviola e Cardozo, marcou 11 golos e marcou em todas as competições.
Agora está como estão todos os outros: a jogar pouco. Mas mesmo assim tenta carregar sempre a bola
para o ataque, recebe, vira e arranca. É dos poucos que o faz. Vejam o que o homem faz mas sem o preconceito. Também me lembro bem dos que, no início, diziam que o Enzo não jogava nada...
Todos os males fossem o Franco Jara.