09 outubro 2014

Football Manager - há lá viciados hein?





E vocês?

Quem é/era VICIADO nisto?
Quem é que ainda joga?
Quem não se lembra do Tsigalko, do Tó Madeira, do Mark Kerr...
Quem meteu a saúde do computador ou do teclado em causa com um golo sofrido?
Quem ganhou a Champions com um Belenenses ou uma Académica?

Arrisco dizer que 90% das pessoas que nos seguem, sabem do que estou a falar 


PS: mas neste documentário têm gajos a vestir fato antes de jogarem a Final da Taça de Inglaterra, a meter um caixote de lixo a arder para simular o ambiente em Istambul e a ouvir o hino da Champions antes de qualquer jogo nessa competição...

51 comentários:

Benfiquista Tripeiro disse...

O primeiro cm que joguei foi da época 94/95, 4 disquetes e muita paciência no 386 para aquilo avançar semana a semana!

B. disse...

Sim!! Só com a Premier League... eishh...

POC disse...

Tempos maravilhosos, que já não voltam atrás. Hoje, viver o jogo, já não tem a mesma magia, mesmo que continue a ser fantástico.

Entretanto, comecei a jogar a versão inglesa, onde se escolhiam os hotéis para estagiar.
Depois o italiano, com o grande Lentini lesionado depois do acidente automóvel.

Unknown disse...

Passei muita horinha a jogar CM e FM.
Lembro-me muito bem do Tó Madeira a marcar 40+ golos por época, o Hugo Pinheiro na baliza e até comprava um tal de Filipe Carrufas ao Famalicão (a minha cidade).
Depois haviam muitos outros jogadores que nunca me vou esquecer, Florentin Petre, Mihalcea, Pawel Brozek e até o John O'Shea que era grande grande player no jogo, coisa que na realidade...
Ter uma frente de ataque no Benfica com Vieri, Ronaldinho e Saviola.

Ah, ainda melhor, lembro-me de em 2000 (eu com uns 11 anos) mandar um email para o Benfica a dizer "Por favor, comprem o Saviola, Aimar, Riquelme e Palermo" ainda jogavam todos na Argentina.

Silent Man disse...

O meu primeiro FM era um CM... O CM Itália 94/95. Em que o melhor jogador era o Cantona e o jogador escondido era o Nii Lamptey que depois veio para o U.Leiria!

Depois o Português 97/98, em que fui campeão Europeu com o Alverca e na minha equipa jogavam o Beckham, o Buffon e o Pirlo.

Depois o Inglês 98/99, com o Jon O'Connor, o Niclas Alexandersson e o Morten Bisgaard

E depois comecei a jogar o FM a sério em 2003, sempre com o Benfica!

Ainda assim, o meu jogo preferido de todo o sempre era o Sensible Soccer! Isso sim era fixe... :)

Mike Portugal disse...

O meu 1º foi o CM 94/95 Itáliano.
Jogava com o Milan onde a tatica era tudo ao centro. Não havia laterais nenhuns e limpava tudo.

Equipa com Romário(tinha que fazer batota para o comprar pois estava sempre indisponivel), Jean-Pierre Papin e Van Basten na frente, estando atrás deles o Cantona.

Depois tinha o Gullit, o Rijkaard, o Maldini, o Baresi e o Costacurta, como disse, tudo no centro. E ainda experimentei fazer a batota para tirar a lesão do Lentini. muahahahah !!!

Hugo disse...

O primeiro que joguei foi o italiano de 94-95. Mitico

Arsène Lupin disse...

O primeiro que joguei foi o mítico 94/95 Italiano. Comprava sempre o Maradona e o Caniggia, mesmo estando suspenso. Jogadores com cocaína tinham mais mística.

O Tó Madeira era um herói. Tenho família em Gouveia (onde jogava o Tó Madeira) e tenho uma camisola de manga comprida do G.D. Gouveia porque "era" a camisola do Tó Madeira :)

Outro craque superhumano era um Todorov que acho que jogava no Litex da Bulgária.

Hoje em dia, ainda jogo o FM 2012, onde na minha carreira jogo com o grande Novara (ficou-me o vício de jogar em Itália) que em 2025 já leva umas respeitáveis 4 Ligas dos Campões e 5 Scudettos, sobretudo graças aos golos de Mbaye Niang e Yaya Sanogo (este fez um poker ao SLB na vida real pelo Arsenal este verão, o sacana...).

Tenho 34 anos de idade. Help.

LDP disse...

Se a memória não me falha, no verão de 98(ou 99?) fui campeão europeu com o Portimonense. A frente de ataque era Chapuisat, Zé Carlos Barbosa, Morientes e na defesa Hierro e Barthez.

Liga dos Mancos disse...

CMANITA 94/95
Cantona: Rei
Nii Lamptey: top
Ryan Giggs: top
melhor "Portugues" disponivel: Isaias

A adrenalina de cada mudança de texto durante o jogo...

<...>


Oh pá, estou velho!

Joao disse...

CM Itália 94/95

Cantona e Roberto Baggio. Marcavam cerca de 40 golos cada um por época...

Cheguei a ter uma táctica com 1 defesa central dois laterais/médios (um bocadinho à frente do central...) e o resto da malta no meio campo para a frente!

Já não me lembro muito bem dos jogadores, mas Ryan Gigs, Melli (avançado/ponta de lança) Ravanelli estavam presentes...

E jogava quase sempre com a Juventus...

Só boas memórias!!!!

pitons na boca disse...

Lembro-me do Louletano ter limpado tudo e mais alguma coisa, por volta de 1995... dois ou três anos mais tarde foi o Plymouth Argyle que fez estrondo por essa Europa fora... mais lembranças que isso é dificil, grande parte dessas memórias mais especificas foram-me levadas pela cerveja e pelo whiskey. :P

Perdi o interesse nesse tipo de jogos há coisa de 5 ou 6 anos, nem sei bem porquê. Talvez pela demora de cada jogo e da preparação e tudo o resto... melhorou bastante o nivel do detalhe, terá perdido algum brilho e fantasia. O mau disso é assim eu ter muito menos moral/"conhecimentos" para debater futebol "à seria" na internet! hahaha
Estranho é que a loucura pela serie Civilization mantem-se intacta e nunca pensei que fosse diferente com os jogos de treinadores.

The Double Football terá sido o primeiro que joguei, a meio dos anos 80 no velhinho Timex 2068k cinzento. Definitivamente, tou velho. :/

Tiago Santos disse...

Maior vicio de sempre. Acho que chegou a ser doença, nas férias nem dormia para fazer épocas. Sendo que essas versões com o Tó madeira, Tsigalo era qq do outro mundo.
Hoje já jogo menos, mesmo assim tenho um save do 2010 ou 11, onde vou em 2038 o Benfica já ganha a champion a uns 15 anos seguidos lol. Contrato tudo o que mexe para os juniores. E depois é só ir subindo os jogadores.

Pedro disse...

Primeiro vicio no futebol "electrónico"......Euro92....dava para rasteirar árbitros LOL

Sim estou velho .....ahahahhahaha


Depois CM Italia .....clube ....Ascoli...2 épocas para chegar à 1ª Divisão e em 8 épocas na 1 divisão fui campeão em todas incluindo na de estreia, a tática era 3-5-2 a Juventus papou 4 em Turim na minha época de estreia na 1ª divisão ehehehehe...mais na minha 3ª ou 4ª época não recordo bem tinha Bierhoff um puto de 20 anos italianos e uma equipa só de putos com médias altas.....velhos tempos..

Agora desde 2006 jogo é FM, actualmente ainda jogo mas o jogo tornou-se demasiado complexo, muita merdisse e pandleirice para jogar....

Anyway, ao menos comigo o Benfica já ganhou 3 campeonatos seguidos 2 Champions e 1 Liga Europa 3 supertaças europeias 3 Supertaças nacionais 2 campeonatos do mundo de clubes (perdi 1 para os cabrões dos River Plate) 3 taças de Portugal....mas pasmem-se....apenas 1 Taça da Liga contra o Olhanense por 1-0.....

Bah agora estou a ver se consigo ser campeão do mundo pela Seleção ahahahahahahahahahah

Carlos disse...

Também comecei nos 90s, com o ponto mais alto aí por 97/98 com o Leyton Orient a comecar na 4a divisao e a varrer a Premier League ao fim de 5 épocas. Vieri, Buffon e outros que tais nas trincheiras.

A última edicao em que peguei foi a 2012, onde ao fim de 3 épocas o Nürnberg (minha cidade de acolhimento) já era a grande potencia do futebol alemao. Como grandes estrelas: Benzema, um Marco Verratti comprado ao Pescara pelo preco da uva mijona, Yaya Sanogo... e outras next big things de um futuro que nunca acontecerá.

Unknown disse...

O melhor jogo de sempre não se dá o nome de Football Manager mas sim Championship manager! :)

Eu cá comecei a jogar o Cm92/93 ingles, mas o vicio total chegou com o CMita 93/94!! Ai sim, foram dias, noites, semanas seguidas, testes feitos á pressa para voltar para casa e ir jogar!!

Tenho todas as edições de CM até ao dia que surgiu o FM, jogo que adoptei até ao FM2014!

Da série FM gostei em particular do FM2012, sendo que os 2 que se seguiram já desvirtuaram o grande jogo que é! Vamos ver o que o FM2015 nos reserva ;)

Jogadores da vida:
Tsilgako, Sirgporsson, Niclas Alexandersson (fazia todas as posiçoes menos GK), Julius Aghahowa, Diego Fuser e mts outros)

Carlos disse...

"Primeiro vicio no futebol "electrónico"......Euro92....dava para rasteirar árbitros LOL"

Adidas Power Soccer para a PS1 também era grande: http://www.youtube.com/watch?v=XbvrZFLXf5I

Benfiquista Tripeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
El Niño disse...

O CM93 (1ª versão comercial com jogadores reais) veio parar às minha mãos no fins de 1993.

Primeira equipa, Arsenal.

A seguir veio o CM Italia, Fiorentina (verão de 95).

Algumas das lendas já foram aqui faladas, mas lembro-me bem do Andri Sigthorsson, irmão do actual PL do Ajax.

Joguei durante muitos anos, interrompi durante uns 10, voltei ao vício há uns 3 anos. O actual jogo continua bom, não lhe posso é dedicar o mesmo tempo.

Muitas das equipas que 'treinei' acabei por ganhar alguma simpatia (Feyenoord, Gateshead, Wrexham, Venezia) e de vez em quando ainda espreito os resultados dele.


Benfiquista Tripeiro disse...

Aqui está ele, que saudades!

http://www.old-games.com/download/3427/championship-manager-italia

Vitucu disse...

O 1°CM que joguei (e o que mais gostei) foi o 2001/2002.

O Benfica era campeao europeu com 3 médios ofensivos cheios de golos e assistencias: D'alessandro, Mariano Messera e Kim Kallstrom. O avançado era Vitaly Aleschenko - A màquina bielorussa!

A magia do jogo perdeu-se um pouco nas versoes mais recentes. O jogo està tao realista que jà nao permite criar, com tanta facilidade, aqueles jogadores desconhecidos que compràvamos por uma ninharia e que se tornavam deuses do futebol. Acreditar que um dia o Vitaly Aleschenko pudesse ser o N°9 do Benfica (ainda bem que nao!) era a parte màgica do jogo.

Benfiquista Tripeiro disse...

Ei pá, era o Elifoot (totalmente configurável, que maravilha), o Itália 90 (SHOOT!, SHOOT!), o Euro 92 (aqueles guizos quando se marcava um golo soavam a mel!), o Sensible Soccer (sempre a actualizar a equipa do Glorioso, espectáculo), o PCFútbol e o CM, o rei dos reis!

Bons tempos!

Benfiquista Tripeiro disse...

Já estou a ver que é só trintões, aqui!

POC disse...

Eu, trintão, me confesso.

Mas o jogo perdeu magia. Hoje em dia parece que um gajo tem de ser quase um Mourinho ou Guardiola para jogar aquilo. É demais, pelo menos para um adulto que se quer divertir um bocado sem grandes stresses.

Kiddo! disse...

Comecei a jogar o CM94 e gostava do Derby County e do nottingham forest! Lembro-me que havia um truque para kitar os jogadores!
Mais tarde, na faculdade, comecei a jogar FM e comprava sempre o Vanden Borre porque fazia umas 6 posições!Acho que fiquei com olheiras permanentes desde essa altura!!
A última versão que joguei deve ter sido a de 2009 e estou sóbrio desde então - um dia de cada vez....

Kiddo! disse...

Quem nunca comprou o Kerlon que se acuse!!

B. disse...

Bom saber que não estou sozinho em duas coisas:
1- idade
2- CM anónimos

<3

Benfiquista Tripeiro disse...

POC, tens razão, joguei o fm há 2 anos e tive de meter no modo simplificado, é muita coisa para quem só pode jogar uma ou duas horitas de madrugada. E já não dá o gozo que dava dantes, obviamente.



Regressei um bocado à adolescência com o NSS para o iphone, estou viciado no jogo!

Benfiquista Tripeiro disse...

E nas férias, como não havia computador, o grande momento era o lançamento da liga fantástica!
Lá para 1994, acho eu!


Caralho, ainda vou chorar de saudades!

MMS disse...

As minhas cores são outras mas este não resisto a comentar: diverti-me à brava com o de 99/2000.

Recordo-me que era literalmente impossível ser campeão com o Sporting nesse ano (ironia das ironias...). Mas ao fim de 3 épocas, lá apanhava Edmundo e Raul em fim de contrato e com o grande GR Storari mais o patrão da defesa (20 a marcação!) Tieme Klompe dava para limpar tudo, incluindo Champions e intercontinental.

O matador nesse jogo, já referido num comentário anterior, era o islandês Sigporsson. Nos jogos com amigos, era a única imposição que tinha. Para os outros havia alternativas.

Mas o grande fornecedor de talentos era a seleção sub-21 da Suécia: além de Tonton Zola Moukoko (que, como senior, nuns jogos preferia ser sueco e noutros congolês), Kennedy Bakircioglu e Sharbel Touma, andava para lá no Malmo um tal de Zlatan Ibrahimovic (que tive que dispensar para o Vitória de Setúbal quando contratei o Febras à Académica...).

Falou-se aí do Louletano e do Portimonense, até nisso somos rivais - numa das edições seguintes, tricampeão com o grande Farense, às costas de mais um sueco - Labinot Harbuzi!

Grandes recordações...

Abraços a todos

pitons na boca disse...

Koba, para que conste, apenas escolhi o Louletano porque na altura o Farense estava no distrital... o que me faz pensar agora que o meu primeiro comentário, onde se lê 1995 deve-se acrescentar praí 10 anos... e na parte do Plymout Argyle, terá sido em 2001 ou 2002... fonix! Parecia que tinha sido no século passado! TOU VELHO e já confundo tudo!! DAMN, preciso urgentemente de um Jack Daniels!!

Rafael Ortega disse...

Fiz maravilhas num Benfica que começava com 50 mil euros para transferências, e uns anitos depois tinha van Persie, Podolski e Sneijder no banco de suplentes.

Pulha Garcia disse...

Fiz magia. Tenho saudades desses tempos. Quando cheguei à idade adulta tive que desinstalar do meu PC. Admito que fui agarrado.

Mas ainda hoje há coisas que perduram. Nunca mais vi o jogo da mesma forma. Gajos como Lucho Gonzalez, Katsouranis, Matic, são gajos que tem 20 de decisão. Gajos como o "Robocop" Aguiar têm e terão sempre 0. O FM, com os seus dados estatísticos, ainda hoje batem certo no jogo moderno. Sobra uma parte que não pode ser transferida para um computador. A parte emocional. Um Mantorras, por exemplo, nunca poderia ser explicado pelo FM.

nuno disse...

Ainda dá para sacar o cm0102 à borla e depois ir actualizando através do site champman0102

Eu faço isto é ainda me divirto a brava sem as paneleirices do fm

Carlos disse...

Só mais uns nomes ainda não referidos para juntar ao camião de máquinas escandinavas das várias versões do jogo:

- Max Jerry Manson
- Martin Knudsen
- Tommy Svindal-Larsen
- Jonas Lunden
- Mikael Dorsin
- ...

Quase dava para varrer o jogo só com jogadores a norte da Dinamarca...

Shiver disse...

Jogo desde 92/93.

É o único jogo de pc que compro religiosamente todos os anos.

Para o mês quem tou lá na loja no primeiro dia :)

Shiver disse...

que vem*

Benfiquista Tripeiro disse...

nuno, o que tu foste fazer!

Dá para mac? Tens o link?

Pedro disse...

Eu trintão tb me confesso, e CM anónimo.......era sempre....deixa lá passar mais esta semaninha (no jogo) e já gravo para me ir embora, e depois epá jogo importante, tem que ser...o resto pode esperar!!! LOL

LOL velhos tempos :)

Depois peguei nos FM....dei as voltas possiveis mas com o FM 2008/2009 perdi a pica....que curiosamente voltou com o regresso de Sálvio ao Benfica...quis fazer um comparativo com a realidade.....e comprovei....golos e mais golos e assistências daquelas à Sálvio....varreu-me a direita durante 2 épocas e foi vendido ao Real por 32 milhões, Gaitan seguiu para o Barça 28 milhões Matic para o Barça 26milhões Garay para o Liverpool 20milhões Maxi para o Arsenal 10milhões Oblak para o Feyenord 15milhões Cardozo para o Bolton 14milhões

..........Artur e Sulejmani....paguei 600mil......para rescindir LOLOLOLOOLOLOOL

A minha equipa do Benfica no jogo.....Adan, Silvio, Kara (um puto africano central de eleição), Lisandro Lopez, D. Blind (ainda antes de ir para o Man.United), Fejsa, Enzo Perez, Manuel Fernandes, Candreva (FENOMENAL), Markovic, Batsuashy

No Banco: Varela, Luisão, A. Mitrovic (sim o avançado e sim não calça LOL), Ola Jonh, Fariña, Ximo (puto espanhol que faz quase todas as posições da defesa) A.Gomes..




Fantástica equipa.... ahahahahhaah

pitons na boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...

Depois do comentário do nuno e como está de chuva no Algarve... acho que já tenho o que fazer no fim de semana.
Se calhar tiro o resto das ferias já na próxima semana e cago para a viagem ao estrangeiro que tenho marcada para daqui a um mês...

Obrigadinho, sim! -.-'


(até fiquei nervoso e tive de re-escrever o comentário uma terceira vez, dass)

David Duarte disse...

Eu gosto mesmo é de gajas e de tiramisu

Paranoid Android disse...

Joguei os CM' se FM's todos, desde o primeiro. Uma e´poca por dia e ficava a processar pela madrugada dentro na diskette, eram horas e horas de espera para passar de uma poca para a outra. E depois, na escola, la comparavamos os nossos resultados.
O Tó Madeira não existe.
Havia era um outro jogo de manager que desconfio ter tido algum programador portugues, havia a opção para subornar o arbitro, nem sempre corria bem. não me recordo do nome... alguem se lembra desse?

Calantrao disse...

Ninguém fala do Neil Lennon? Da poderosa base do CM2 com o Crewe Alexandra (Neil Lennon, Steve Mcauley e Danny Murphy)?

Bons tempos.

Benfiquista Tripeiro disse...

Paranoid Android, Ultimate Soccer Manager 98?

http://wwwjogosantigos.blogspot.pt/2013/05/ultimate-soccer-manager-98-pc.html

30daLuz disse...

Digam o que disserem, melhor que o Elifoot não haverá!

Tiago disse...

CM 01/02, um único save até 2030's com o Benfica a dominar tudo o que era competição, o Marítimo a dar luta na Liga dos Campeões e o Sporting a descer à 2º divisão :)
Juro que quando chegar à reforma vou voltar a viciar-me nisto!

Nerd disse...

O meu primeiro foi o CM do campeonato português, onde tinha relato e tudo!

Na quarta-feira passou na SportTv uma reportagem sobre o Football Manager, onde entrevistaram os mais fabulosos desconhecidos do futebol mundial, Mark Kerr etc.

Unknown disse...

Quem quiser o Elifoot2 actualizado 2013-2014 ainda o tenho! :)

Quem tem mais de 30 anos e gosta de bola é impossivel nao ter sido fanatico de Elifoot e CM! IMPOSSIVEL!

nuno disse...

http://www.champman0102.co.uk/downloads.php

Serviço publico!!! aqui têm o link. da para fazer download do CM0102 e de todos os patches e updates incluindo o de outubro 2014 :)