27 novembro 2014

Pequenização do Benfica

A exigência de muitos adeptos, está longe de fazer deste Benfica aquele com que cresci. 

"Interessa é o Campeonato!"
"Quero é ganhar, quero lá saber se jogámos bem..."
"Não temos equipa para a Champions, é melhor assim!"
"O Garay foi bom negócio!" (ok, esta só o Zé Marinho é que diz...)
"Antes do Jesus era bem pior!"
"Sem o Vieira tinhas o clube falido!"
"O barbas é bonito!"

- Aceitam que se gaste mais dinheiro que nunca e tenhamos um plantel mais fraco que os dos últimos anos, 
- aceitam que não se justifiquem contratações e vendas, 
- ainda esperam que o Gaitán vá por 40M para o Zenit, 
- continuam a achar que foi por causa dos árbitros que não ganhámos mais vezes na era Jesus, 
- acham verdadeiramente que devemos ser humildes e dedicar-nos ao Campeonato, 
- desculpam a má gestão demolidora,
- desculpam as exibições dos pontinhos, 
- acham normal um gajo do clube aparecer todo feliz em fotos nas redes sociais, minutos depois da 3ª equipa do Benfica ter perdido um jogo em 2 dias, 
- acham que o Vieira deve ter boas relações com o mais categórico coveiro do futebol português,
- esquecem-se que para fazer boas campanhas na Liga Europa foi preciso falhar a passagem do grupo da Champions,
- gostam de dizer que não há soluções e por isso mais vale estar assim. 

A culpa não é só do Vieira, nem é só da teimosia do Jesus... A culpa é nossa, desta exigência contagiante, nivelada por baixo como nunca vi... nem nos nossos piores tempos. 

32 comentários:

Joao Martins Cotrim disse...

Sim o JJ tem de fazer mais na champions, mas este ano, mal saiu o sorteio eu disse que era uma sorte se fossemos à Liga Europa (e pelos vistos no lat.esq. também) ... tudo bem que nessa altura o monaco ainda nao tinha vendido as joias colombianas, e que com essa venda perdeu "força" e então tinhamos mesmo que ir pelo menos à L.E. mas, ainda assim, eu perdoo esta... no confronto com o Monaco passavamos nós, mas eles "bateram-nos" nos pontos ganhos ao Bayer e ao Zenit. E até o grande Fergunson, com o Manchester, ficou fora da europa num grupo com benfica e basileia! Se eu exigia mais este ano ? exigia, queria pelo menos os 8avos, ir à liga europa já não queria... depois de ir 2 anos seguidos à final, era certo que não iamos lá outra vez, e se é para ir à Liga Europa para ficar pelos 4ºs contra o liverpool ou meias contra um "braga", prefiro nao ir... sim, falhámos um objetivo 8avos, fiquei de rastos, mas sei que os jogadores deram tudo o que tinham e queriam ter passado o grupo... mas não passaram e agora temos que viver com isso, apesar de estarmos mal habituados ( nos ultimos 5 anos fomos sempre aos 4ºs da europa, 3x's chegamos às meias e 2x's chegamos a final). Demos um passo atrás? Demos. Agora temos é que aprender com o erro, para não continuarmos a dar passos atrás, para que na próxima época voltemos a dar passos em frente.
Já dizia o nosso marquês, Agora é hora de enterrar os mortos e cuidar dos vivos, portanto Campeonato com ele...
Somos os campeões e bi-finalistas da Liga Europa, mantivemos a estrutura, temos 3 pontos de vantagem do Porto à 10ª jornada (praticamente 1/3 do campeonato), mas ainda assim o Porto continua a ser o favorito no campeonato (é só ver as odds nas casas de apostas). Temos que nos concentrar no campeonato, é e sempre foi a prioridade desta época, e ainda assim já tivemos uma derrora, em braga, depois duma viagem ao monaco em que não houve poupanças, e isso pode muito bem ter sido um erro que poderá vir a custar caro!!!

Unknown disse...

"Interessa é o Campeonato!" - Há duvidas?!
"Quero é ganhar, quero lá saber se jogámos bem..." - Assim de repente, o que é que fica para a história? As exisbições ou os resultados?
"Não temos equipa para a Champions, é melhor assim!" - Nem nós nem mais nenhum clube em Portugal.
"O Garay foi bom negócio!" (ok, esta só o Zé Marinho é que diz...) - não sou o Zé Marinho mas tb não sei os contronos todos do negócio para o poder avaliar.
"Antes do Jesus era bem pior!" - E não era, queres ver? Preferias o Santolas, o Flores ou o Koeman? (Já nem falo de Souness e afins)
"Sem o Vieira tinhas o clube falido!" - Não, com o Vale ou com o Damásio é ias sem campeão europeu 10 vezes seguidas, queres ver...
"O barbas é bonito!" - ... comparado com esta "posta" é uma miss universo!

Jon D. disse...

Cá se fax cá se paga.
Depois de um dia a aturar piadas da championes sem luz, olha, não há mais luz na championes.
Uns pontos, com ironia, mas sem maldade:
- se for campeão, prevejo jesus levado em ombros, com os adeptos a berrarem que sempre acreditaram nele
- o benfica tem menos opções este ano, mas o mónaco também diz que perdeu alguns elementos, e ainda por lá andam
- houve "desinvestimento", mas apareceram 16M para dar por 2 médios
- o Lisandro não era o sucessor do Garay? Porque não foi o ano passado o 3º central, para se ambientar?
- o Siqueira era caro? Ganhava muito? Mais que benito, Eliseu e Silvio juntos?
- só vejo lampiões (e não digo benfiquistas propositadamente) contentes com o entendimento com o Porto, e mais ainda com o Sporting se ter colocado de parte. Não lhes vou chamar trouxas, por respeito ao espaço, mas vou dizer que têm memória curta, e deixo aqui uma proposta de leitura: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Escorpi%C3%A3o_e_o_Sapo

Benfiquista Primário disse...

Quem preferir voltar aos trimestres interinos do Mário Wilson, Toni ou Chalana, que levante o braço virtual

Escrivão disse...

Para alguns, parece que a solução é pré-Jesus ou... Jesus.

A estes conformistas parece não ocorrer a ideia de mais e melhor, de que, se não se está satisfeito com os insucessos do presente, o que se deseja é mais triunfos do que os obtidos até aqui.

É que é um argumentário!!! Mas qual Mário Wilson! Eu quero é ganhar este campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, passar a frase de grupos da Champions e sonhar eliminatória a eliminatória.

Até os sucessos jesusianos na LE se ficam a dever exclusivamente aos fracassos na LC.

Domingo, espero estar em Coimbra, para ver «in loco»...

Benfiquista Primário disse...

O progresso vê-se em relação ao ponto de partida, no passado - não em relação a um futuro ideal. Também gostava de ganhar sempre tudo e tudo e tudo, mas diz que não é possível...o Roberto chama-lhe conformismo, eu chamo-lhe realismo. Achar que o Benfica, com o plantel deste ano, tem rabo para as cadeiras todas, nacionais e europeias, não é inconformismo - é insensatez. Aliás, mesmo os melhores plantéis do mundo, com os melhores treinadores do mundo, não ganham todos os títulos nacionais e a Champions...aconteceu recentemente com o Bayern, talvez tenha acontecido com o super Barça de Guardiola (francamente, não sei), mas em geral acontece uma vez por década - ou menos...

joão carlos disse...

mas porque é que para comparar treinadores com o actual param em 1998, o clube começou nesse ano? e porque fica de fora o trapatoni?

Benfiquista Primário disse...

Queres uma comparação com o Trapattoni? Aqui vai:

- o Trapattoni assumiu que não tínhamos rabo para as duas cadeiras, abdicou voluntariamente da Europa (se a memória não me falha, levámos 3 secos de uma equipa alemã de segunda linha, penso que foi o Estugarda)
- jogávamos um futebol deprimente, muito pouco ofensivo
- íamos ganhando quase todos os jogos do campeonato por 1-0, quase sempre com golos do Simão de livre directo, penalti ou contra-ataque

Antecipando já respostas: tínhamos um plantel incomparavelmente mais fraco que os que o Jesus tem tido - a Velha Raposa fez pouco menos que um milagre.

Sentinela um Estremecer disse...

Só faltou acrescentares mais um detalhe: um ano horrível dos corruptos (com 11 empates e 6 derrotas) e um ano normal das lagartixas verdosas (com 7 empates e 9 derrotas), acabámos por ficar em primeiro à rasquinha.

LibânioGLAT disse...

Desculpa lá "gordo" mas desta vez não concordo contigo! Todos nós gostávamos de ganhar tudo e mais um par de botas e eu também fiquei f***** por ter ficado de fora das competições europeias, mas temos que saber perceber as nossas limitações! Longe vão os tempos em que se jogava por amor à camisola...agora é tudo uma questão de dinheiro, e nós não temos! Basta vir um ou dois bons jogadores, que passado 6 ou 7 meses vão logo embora para onde está o guito! Por isso te digo, vamos pensar nas competições internas porque não temos plantel para mais! E vamos ser campeões outra vez!! Saudações

Shiver disse...

Para os que entendem que nao se deve comparar o trabalho de jj com o passado,só nos resta comparar com o futuro pós jesus.

Como ninguem faz adivinhação ,cá estaremos nessa altura para fazer o balanço.

LibânioGLAT disse...

Eu espero que o JJ fique cá mais 50 anos!! :)

Benfiquista Primário disse...

Ora aí está!

Benfiquista Primário disse...

:) nessa altura, vai ser quase tão velho como o Trapattoni.

Benfiquista Primário disse...

Claro! O facto do Fruta Corrupção Pancadaria estar, nesse ano, em plena ressaca pós-Mourinho, foi talvez ainda mais decisivo que o Trapattoni ou o Simão.

LibânioGLAT disse...

Eu costumo dizer...Nesse ano não fomos nós que ganhámos, os outros é que perderam!!

Unknown disse...

Joh D,

Gostei muito de teres trazido à liça uma das minhas fábulas preferidas. No entanto, e como sou desse signo, prefiro a versão que termina com o escorpião a dizer ao sapo "Mas... sapinho... eu sei nadar!"

Unknown disse...

BP,

Em relação ao título da velha raposa, convém lembrar que o treinador dos corruptos era o Cov(uc)eiro e ele esse ano cometeu a "proeza" de não conseguir ganhar um único jogo em casa no Inverno todo (de finais de Dezembro a finais de Março).

Luis Marques disse...

Meus amigos com medo do futuro e que se agarram ao passado.
Existirá sempre na nossa vida partes do nosso passado boas e partes más. O mesmo acontece com o Benfica.
Tivemos treinadores bons e tivemos treinadores maus.
Neste momento temos um treinador e muitos dos seus defensores a única defesa que fazem é: "deves querer voltar aos tempos do X". Não meus amigos, o mundo é composto de mudança e nós não queremos voltar aos tempos do X. Nós queremos descobrir um novo Y!
É possível mudar para melhor e é possível mudar para pior. Também é possível não mudar nada e ficar tudo na mesma.
Eu sinceramente acho que o Jesus sai no final da época quer ganhe quer não. Sou contra a sua saída neste momento mas sou a favor da sua saída no final da época.
Quem vem a seguir vai fazer melhor ou pior trabalho? Não sei. Ninguém sabe. Mas não é por ter medo do desconhecido que o planeta deixa de girar. Se fosse assim, todos nós ainda namoraríamos com a namorada que tivemos no secundário e conduziríamos o mesmo carro desde 1999. Porque mudar era perigoso. Mudar era chato. Mudar era o desconhecido.
PS: Quando falam em treinadores antigos, falam sempre em treinadores contratados pelo actual presidente. É um bocado estranho defender o homem até à insanidade numas coisas mas depois fingir que se esquecem que contratou os treinadores do passado que vocês sempre referem que não tiveram sucesso no Benfica.
PS2: Que venha o Michel Preud'homme.

Sentinela um Estremecer disse...

"Neste momento temos um treinador e muitos dos seus defensores a única defesa que fazem é blá blá blá"
Não, não é. Se achas que a argumentação dos defensores do Jesus limita-se a isso, ou és muito ingénuo ou andas muito distraído.

"É um bocado estranho defender o homem [actual presidente] até à insanidade numas coisas"
Quem falou no orelhas? Achar que Jesus deve ser treinador do Benfica é defender o Orelhas? E "até à insanidade"?? É uma contra-argumentação tão estupida que nem deveria ter resposta.
Insanidade parece mais ser o teu comentário todo que outra coisa qualquer.

"Sou contra a sua saída neste momento"
Vá lá, já não se estraga o teu comentário todo.

Benfiquista Primário disse...

O Michel Preud'Homme é melhor treinador que o Jesus. Haverá melhor definição de insanidade do que esta?

AL disse...

Contrato vitalício para o Jesus! Já!

Eu fico extasiado com o grau de exigência de parte da malta:

a) Em seis épocas (incompletas), o gajo ganhou 1 Taça de Portugal;

b) 2 ligas (com hipótese de uma terceira), desperdiçando de forma vergonhosa 2 outras;

c) cinco eliminações da LC: 5!

d) 1 eliminação da Europa em novembro;

e) 4 Taças da Liga;

f) 1 Supertaça.

Eu acho que é POUCO, tendo em conta o que sabemos hoje e as condições em que tudo aconteceu.

O que mais me ensandece em JJ é a forma como ele assume os seus erros nas derrotas: SEMPRE!

Quanto ao futuro, para alguns consócios é bom que o Jesus seja eterno e não morra, literalmente, tal é o receio que manifestam com uma possível saía do homem.

Mas alguém acha que, se um clube de monta da estranja o quisesse, ele ainda cá estava? Ainda por cima a empacotar 4 milhões por época?

Seja como for, venha de lá o bi na Liga e na Taça.

Luis Marques disse...

Ó Sentinela, eu só referi o presidente porque muitas pessoas quando falam nos treinadores do passado só falam nos treinadores recrutados pelo presidente. E sim, há pessoas que o defendem até quando são confrontados com coisas ridículos como o orgulho em ter pago 200 milhões de euros em juros ou de estar sempre a dar o dito por não dito.
Primário, eu não disse que ele era melhor. Se leres o comentário digo que ninguém sabe se quem vem depois é melhor ou pior. Mas uma coisa é ganhar títulos com o Benfica e outra coisa é ganhar um campeonato com o Standard Liége que à partida nem era dos 3 clubes mais fortes nesse ano ou ficar em 2º e ganhar a taça com o Twente, que tinha 4 clubes à sua frente na pole position para o campeonato.
Um treinador que perde dois campeonatos para o Vítor Pereira nunca pode ser o melhor treinador do momento.

Benfiquista Primário disse...

Pois não, não disseste que o Preud'Homme era melhor treinador que o Jesus - só apelaste a que o Jesus fosse embora e o Preud'Homme viesse substitui-lo...mas deve ser por achares que é pior, de certeza.

David Duarte disse...

A discussão fica logo condicionada à partida quando o pessoal caricatura e acusa outros de não serem realistas ao dizerem que querem ganhar a Champions, que ganhar a Champions tem valor de obrigação.

Nunca li ninguém a exigir a Champions. Vejo gente como eu que apenas pede a ida aos oitavos, que em vez de termos uma qualificação em cinco participações com o Jesus, o normal, tendo em conta a qualidade dos planteis e dos adversários, seria o contrário.

E sobretudo, pessoal como eu que fica pasmado quando benfiquistas afirmam que a eliminação até é positiva. Isto tudo não é realismo. É pequenez que nada tem a ver com o Benfica.

Benfiquista Primário disse...

Querem ver que a caricatura e a ironia agora são ilegais e ninguém me disse nada? Eu pensava que eram formas legítimas de expressar uma ideia, mais divertidas que a precisão e a seriedade. E pensava também que uma ideia expressa através da ironia ou da caricatura não deixava de ser uma ideia, que até podia - pasme-se - ser percebida. Descontando o exagero, na caricatura, e sorrindo com a ironia.

Estava redondamente enganado.

David Duarte disse...

Não confundas ironia com caricatura. O que é bastanto usado é a caricatura ("ganhar a champions") para fugir à questão essencial : com planteis de qualidade, com grupos acessiveis, o Benfica de Jesus tem quatro eliminações em cinco participações na mais importante competição de clubes.

Isto sim é a realidade muitos não querem discutir (como aliàs acabas de provar no ultimo comentàrio que fizeste...)

Sentinela um Estremecer disse...

Oi? Tu acabaste de dizer que o grupo era acessível??
Responde-me então a uma pergunta: tu és o advogado de defesa do Socrates, não és?
Se fumas "cenas para rir", cuidado com o teu dealer que deve estar a vender-te cenas maradas.
Se não for nenhuma das anteriores, desce ao planeta Terra, que o oxigénio está a escassear nesse cérebro.

joão carlos disse...

vocês devem ter um problema qualquer eu nunca disse que não se podia comparar este treinador com os outros, o que eu estranhei é que a comparação para em 1998, e continuam sem comparar com os grandes treinadores que tivemos antes dessa data, e excluíam o trapattoni.
só agora sobre o trapattoni só ganhou porque os corruptos fizeram um ano horrível, e este quando ganhou das duas vezes os corruptos fizeram o que anos maravilhosos e eram treinados pelo couceiro e o ano passado não foi o brilhante luis campos. também só comparam o que lhes interessa.

Gil Monteiro disse...

Eu só não compreendo é como é que vemos, desde Fernando Santos (DESDE FERNANDO SANTOS) um Benfica muito mais forte no que toca ao plantel, um Benfica muito mais equilibrado no que toca à classificação no campeonato português, um Benfica que mesmo falhando na Europa tem recuperado o prestígio europeu que já teve (para os que dizem que não, é só verem o GR nomeado para a melhor equipa do ano da UEFA, um deles não estará lá pelo grande mundial que fez certamente) estarmos a pôr em causa um presidente e um treinador..
- O investimento é o maior de sempre? Sem dúvida, mas o Enzo pode valer 30M e nunca, em épocas transatas, um jogador de 28 anos internacional apenas por 14 vezes podia ser vendido por 30M ou por mais de 20 milhões (o Simão foi por 18), o que diz um bocado sobre a inflação do mercado (mas para o Gordo isso não conta para nada)
- Se calhar as contratações e vendas não se compreendem? É verdade, o Javi por mim não tinha saído por 20M, na altura valia mais, e o Matic mete-o num bolso hoje em dia, o próprio David Luiz, também não, e depois fiquei a achar que o Garay foi o melhor central que passou no Benfica neste milénio, mas pronto, não se compreende na mesma, desde a venda do Simão que não compreendo nenhuma, mas o que é certo é que hoje em dia ninguém se lembra do homem, mesmo estando disponível a custo zero...
O Garay foi por 6M! ESCÂNDALO! ROUBO! INCOMPETÊNCIA! DESVIOS!... O Witsel foi vendido por 40M, pelas mesmas pessoas, o André Gomes por 15M, o Rodrigo por 35M, o Markovic por 25M... Mas o Garay... Não é admissível! Já o Thiago Silva, o Diego, o Luís Fabiano... Esses sim! Ponham os olhos no PdC, esse é que nunca vende mal...
- No final do último campeonato o Jesus era o maior, era fantástico e sem ele perdíamos tudo! A incompetência da direcção foi enorme mas mesmo assim o GRANDE JESUS salvou a época (Nunca vi aqui ninguém dizer que só foi campeão nos dois anos em que a péssima direcção que temos lhe deu aquele que, OBVIAMENTE, era o melhor plantel do ano, seja em 2009/2010, seja em 2013/14.
- É inadmissível a forma como o nosso passivo cresce e sobre isso não posso aceitar nenhuma desculpa. É incompreensível como é que podemos ter um passivo de 450M e fazer de conta que nada se passa, mas mesmo assim temos de ter noção que, hoje em dia, somos o único clube em Portugal com pavilhões para modalidades colectivas, centro de estágio, estádio e piscinas NOSSAS! Não justifica! Não é aceitável, mas mesmo assim não podemos esquecer isso.
- "- acham normal um gajo do clube aparecer todo feliz em fotos nas redes sociais, minutos depois da 3ª equipa do Benfica ter perdido um jogo em 2 dias" alguém me explique pf que não vi/percebi...
- " acham que o Vieira deve ter boas relações com o mais categórico coveiro do futebol português", não acho, sou contra, por mim, até podia morrer a liga portuguesa que sei que o Benfica se mantinha, nem que fosse em Espanha, mas, apesar de ser contra, não somo como o Gordo e afiliados, que acham que o BdC é que tem razão e que devíamos estar longe do PdC e perto do futuro Vale e Azevedo... É errado, estamos a cometer o que acho ser um erro e, o pior, é que ninguém justifica nada, ninguém explica o porquê e se, até Agosto, nada for explicado então acho que, aí sim, estamos muito mal...
-"esquecem-se que para fazer boas campanhas na Liga Europa foi preciso falhar a passagem do grupo da Champions,", para o Liverpool do Bénitez ser campeão Europeu foi preciso estar arrumado do título em Janeiro e nesse ano, não vi nenhum Red a reclamar. Para o Sevilha ganhar a Liga Europa foi preciso estar afastado do apuramento da Champions e não vi ninguém a criticar! Para o Porto do Vítor Pereira ser bi-campeão foi preciso ser eliminado das competições europeias em Janeiro e ainda há pouco tempo vimos blogs Benfas a aclamar o homem como possível treinador da selecção...

Gil Monteiro disse...

"gostam de dizer que não há soluções e por isso mais vale estar assim. "
Há soluções! Pode vir a ser melhor, muito melhor!
Não vejo o JJ como um melhor treinador que passou no Benfica, não vejo JJ como o "mestre da táctica" (até porque se fosse não era comido pelos grandes tantas vezes), nem vejo LFV como o nosso Alexandre o Grande.
Podemos e temos capacidade para ser melhores, acredito que com o tempo isso vá acontecer e não sei se será com LFV e muito menos com JJ, mas a verdade é que temos crescido e já vemos a evolução do contentamento para uma época razoável com Fernado Santo que é incomparável a uma MÁ do JJ!
Não é só mérito do JJ nem só mérito do LFV, nem houve épocas sem demérito de um nem de outro, agora, eu acredito que em 4/5 anos possamos ter mais e melhor, com vontade e ambição, com crítica nas alturas das derrotas e das vitórias mas sempre com apoio e sem nunca pôr em questão o que se fez de bem, procurando sempre solução para o que se faz de mal...
Tenho pena de ter um clube fechado, de ter um clube que ouve pouco os adeptos... Mas também de ouvir os adeptos que por um falhanço numa época, (uns 4os, 1a meia final, e 2 finas da LE, e uns 4os da LdC em 6 anos não é assim tão mau) põe tudo em questão...
"Não pode haver benfiquistas que apenas aparecem nas alegrias e que desistem nas desilusões. Não pode haver benfiquistas da tempestade e benfiquistas do bom tempo", disse algo parecido com isto em Setembro/Outubro de 2013 e tive razão. Esperemos que no próximo ano diga algo parecido, será bom, apesar de tudo...
Abraço ao Gordo e contínua crítico mas sempre apoiando, gosto mais de ti quando mandas bocas ao Sporting :D
E vá lá, pelo menos tens sempre que dizer, não desapareces com o vento como o Valdemar com as derrotas do Sporting

David Duarte disse...

Ai o grupo não era acessivel?! Então os adversários não permitiam pensar que teriamos acesso aos oitavos?!

Ok, o Benfica do Jesus já conseguiu ser eliminado da Champions em grupos com adversários mais racos, mas este grupo não era acessivel?!

Meu caro, o Benfica perdeu qualidade em relação ao ano passado, mas está longe de ser o Bate ou o Maribor que tu parece que pensas que é.